O Sporting recebeu e venceu o Sporting de Braga por 3-0, em partida da 22.ª jornada da I Liga. Numa noite muito chuvosa em Lisboa, Bruno Fernandes e Bas Dost, que bisou, marcaram os golos da vitória que coloca os 'leões' a apenas quatro pontos do terceiro lugar, onde se encontram os bracarenses.
O treinador do Sporting Marcel Keizer voltou a fazer muitas alterações na equipa inicial em relação ao último jogo frente ao Villarreal, que os 'leões' perderam por 1-0. O técnico holandês apostou na mesma equipa que no último fim de semana venceu o Feirense por 3-1.
Em relação ao jogo com o emblema espanhol, saíram Salin, Bruno Gaspar, André Pinto, Miguel Luís, Petrovic, Raphinha e Jovane, entrando para os seus lugares Renan Ribeiro, Ristovski, Tiago Ilori, Borja, Gudelj, Wendel e Diaby.
Além das mudanças no onze inicial, houve também uma mudança no esquema tático. Keizer apostou de início num 3x4x1x2, com Coates, Ilori e Borja a formarem o trio na defesa, e Wendel e Gudelj imediatamente à frente. Nas alas Ristovski aparecia à direita e Acuña, à esquerda.
Já Abel Ferreira fez apenas uma alteração em relação à vitória sobre o Desportivo de Chaves, com João Novais a render Ricardo Horta.
O Sporting até começou por cima no encontro, mas o primeiro sinal de perigo pertenceu mesmo à equipa visitante. Na sequência de um lançamento longo de Claudemir, Ilori corta de forma algo defeituosa o lance e a bola sobre para o ex-leão Esgaio, que de primeira atirou por cima da baliza de Renan.
A equipa de Marcel Keizer mostrava-se mais agressiva no ataque, e teve duas oportunidades seguidas em que podia ter inaugurado o marcador. Primeiro Bas Dost surge na cara de Tiago Sá, depois de uma assistência de Ristovski, mas o holandês rematou fraco para a defesa do guardião bracarense. Depois Bruno Fernandes atirou forte de fora da área, mas a bola morreu nas mãos de Tiago Sá.
O jogo seguia muito equilibrado, com poucas oportunidades para cada um dos lados, mas sempre com o Sporting mais pressionante. E foi mesmo a equipa de Alvalade a primeira a chegar à vantagem aos 34 minutos. Na marcação de um livre direto, Bruno Fernandes atira a contar para o fundo das redes defendidas por Tiago Sá, que ainda adivinha o lado, mas não consegue travar o remate do capitão leonino.
O Sporting entrou a todo o gás no segundo tempo e marcou o segundo golo da partida aos 50 minutos. Diaby cai na área na luta com Claudemir e Bruno Viana, Jorge Sousa apita para a marca do castigo máximo e na cobrança da respetiva grande penalidade Bas Dost aumentou a vantagem leonina.
Bruno Fernandes esteve perto de bisar no encontro aos 59 minutos. O capitão leonino, na ausência de Nani, encheu o pé de fora da área e atirou com intenção, mas a bola saiu ligeiramente ao lado da baliza de Tiago Sá.
Bas Dost esteve perto de bisar aos 66 minutos, mas falhou o desvio. Porém, o holandês não descansou e dois minutos depois fez mesmo o segundo da contagem, minutos antes de sair. Cruzamento de Bruno Fernandes, e o avançado leonino aparece à vontade na área a desviar para o fundo das redes.
O Sporting de Braga quase não apareceu em campo no segundo tempo, ao contrário dos primeiros 45 minutos, mas Dyego Sousa esteve perto de marcar o golo dos bracarenses aos 77 minutos depois de um livre batido por Nuno Sequeira.
Com este resultado, o Sporting manteve-se no quarto lugar, com 45 pontos, mas reduziu para quatro o atraso para o Sporting de Braga, terceiro posicionado, com 49, impondo a primeira derrota aos minhotos na I Liga desde 23 de dezembro de 2018, no estádio do Benfica (6-2), e impedindo a equipa ‘arsenalista’ de ultrapassar o rival lisboeta no segundo lugar.
Comentários