O Sporting lidera o campeonato dos pontos ganhos ao cair do pano, que é como quem diz, nos últimos cinco minutos de jogo.

Depois de ter sido sublinhada a capacidade do Benfica de resolver jogos nos últimos minutos, depois do golo apontado por Jonas frente ao Boavista ao minuto 93, que garantiu um importante triunfo para o "encarnados", afinal são os "leões" que têm resolvido a seu favor mais partidas no soar do gongo.

De acordo com uma estatística do site GoalPoint, Os "leões" já obtiveram 10 pontos nos último período. Logo na primeira jornada, os "leões" venceram o Tondela (1-2) com um golo marcado por Adrien Silva aos 98 minutos. Na quinta jornada, o Sporting venceu com um golo solitário de Montero apontado aos 86 minutos. Fora de portas frente ao Arouca, na 10ª jornada, o clube de Alvalade só conseguiu garantir os três pontos aos 90 minutos, com um tento do inevitável Slimani.

Na 11ª e 17ª jornada repetiram-se novos triunfos dramáticos do conjunto de Alvalade. Frente ao Belenenses, os "leões" somaram os três pontos depois de uma grande penalidad cometida por Tonel. Frente ao SC Braga, o Sporting esteve a perder por 2-0, mas conseguiu dar a volta, sendo que o golo da vitória foi novamente apontado por Slimani ao minuto 90. Em relação aos pontos perdidos nos últimos cinco minutos, o clube liderado por Bruno de Carvalho não perdeu nenhum.

Já o Benfica conquistou os três pontos contra o Moreirense (3º jornada), com um pontapé certeiro de Jonas ao 86 minutos (3-2). Na 5ª jornada, as águias conheceram a outra face da moeda, depois de perderem um ponto, com um golo marcado por André André no estádio do Dragão aos 85 minutos quando já se vislumbrava o empate. No último fim-de-semana, o Benfica resolveu o jogo ao cair do pano, com um golo de Jonas (93) que garantiu a vitória sobre o Boavista. As águias somaram quatro pontos com golos obtidos nos últimos minutos e perderam dois.

Já o FC Porto ganhou quatro pontos nos últimos cinco minutos da partida e perdeu três. Em relação aos triunfos, de destacar o já referido contra os "encarnados". Frente ao Moreirense, os "dragões" deixaram fugir dois pontos, depois de consentirem o golo do empate apontado por André Fontes (88 minutos).

Mais recentemente frente ao SC Braga, decorria a jornada cinco, a turma azul-e-branca deixou fugir o empate com dois golos à última da hora, de Rafa (89 minutos) e Alan (94 minutos), que resultou num desaire por 3-1. Na 26ª jornada, o FC Porto garantiu o triunfo frente ao União da Madeira aos 87 minutos, com um golo de Corona (3-2).

*Artigo corrigido (Minuto do golo de André André frente ao Benfica estava errado, assim como o golo da vitória do Sporting frente ao Belenenses, que era atribuido, erradamete, a Tonel).