O Sporting de Braga estabeleceu um protocolo de colaboração com os angolanos do FC Bravos de Maquis, informou hoje o clube da I Liga de portuguesa de futebol.

Segundo um comunicado do clube bracarense, o protocolo surgiu pelo «interesse mútuo de estabelecer uma parceria no âmbito da formação, do desenvolvimento de trabalho de componente técnica e na área da medicina».

Esta parceria «visa a troca de experiências, abre a possibilidade de realização de estágios nas áreas referidas e permite ao Sporting de Braga ficar com direito de preferência de jogadores oriundos dos quadros da equipa angolana».

Segundo a mesma nota, alarga-se a «possibilidade de crescimento na prospeção de novos valores e é dado mais um passo na internacionalização da marca Sporting de Braga», depois de o ter feito já na América Latina, concretamente no Brasil, com o Grémio Osasco e o Clube Andraus Brasil, e na África do Sul, com a academia em Bedfordview Country Club.

O FC Bravos do Maquis foi fundado em 1983, na cidade de Luena, capital da província do Moxico.

Com seis jornadas cumpridas, o FC Bravos do Maquis ocupa o quarto lugar do Girabola, com os mesmos seis pontos de Petro de Luanda e Benfica de Luanda, terceiro e segundo classificados, respetivamente.

As duas equipas defrontaram-se há pouco mais de um mês em Braga, aproveitando o estágio de pré-época dos angolanos no norte de Portugal.