O Sporting viu cinco cartões amarelos na passada quarta-feira, frente ao Gil Vicente, o primeiro dos quais exibido a João Palhinha logo no minuto inicial da partida. Ao todo, são 18 as cartolinas amarelas já exibidas a jogadores 'verdes e brancos' na I Liga esta temporada. Mais do que as mostradas a qualquer outra equipa. Porém, os 'leões' são apenas a 13ª equipa mais faltosa da prova (14,6 faltas por jogo), de acordo com esse dado estatístico da prova, apresentado esta sexta-feira pelo jornal Record. Uma relação cartões/amarelos falta que tem causado revolta entre as hostes leoninas.

O Sporting tem vindo a questionar a facilidade com que os juízes têm exibido cartões amarelos aos seus jogadores, em comparação com os cartões mostrados aos adversários e a equipas até mais faltosas que a turma de Alvalade. Uma tendência que, segundo os 'leões', voltou a ser visível na partida com o Gil Vicente, arbitrada por André Narciso, e que deixa os três centrais habituais titulares do conjunto leonino - Feddal, Coates e Luís Neto - já com três cartões amarelos em cinco jogos.

Olhando para os números, e para a tabela das equipas mais 'amareladas' na prova, constata-se que o Sporting surge no topo da mesma, com os tais 18 cartões amarelos em seis jogos, numa média de três amarelos por jogo. Logo atrás surge o Nacional da Madeira, com 17, mas que contudo apresenta uma média de faltas por jogo bem superior à dos 'leões'. O pódio é completo pelo Marítimo, com 16 cartões amarelos mas também uma média de faltas por jogo superior.

Estas são as únicas equipas a superar a barreira da dezena e meia de cartões ao fim de cinco jornadas e a chegar aos três amarelos de média por jogo. Por curiosidade, diga-se que a equipa mais faltosa da prova até ao momento, de acordo com os dados apresentados pelo jornal 'Record', é o Boavista, com uma média de 20,2 faltas cometidas por jogo. Os 'axadrezados', ainda assim, totalizam apenas 14 cartões amarelos.

No que toca aos rivais dos 'leões' na luta pelos primeiros lugares, o líder Benfica soma 10 cartões amarelos (e uma média de 12,8 faltas por jogo, sendo a equipa menos faltosa do campeonato), o FC Porto 12 cartões amarelas (e uma média de 18,4 faltas cometidas por jogo) e o Sp.Braga fica-se pelos 9 cartões amarelos (com uma média de 15 faltas por jogo).

Com apenas 8 cartões amarelos vistos pelos seus jogadores, a equipa menos 'amarelada' da prova é, até ao momento, o Paços de Ferreira, que contudo apresenta uma média de 17,4 faltas por jogo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.