Em plena época festiva, em que normalmente se enche a barriga, nada como um Sporting-FC Porto para encher o olho, um dia depois de um entusiasmante SC Braga-Benfica, que terminou com a vitória dos campeões nacionais por 1-0. 

Ou seja, quem vencer o clássico, assumirá a liderança isolada da Primeira Liga. Para já, lidera o Benfica com 33 pontos, mais dois que Sporting e FC Porto, que ainda não jogaram nesta 14.ª jornada.

Guia de forma

Ao fim de 13 jornadas, nada separa Sporting e FC Porto na tabela classificativa: 10 vitórias, um empate, duas derrotas e 31 pontos para cada um antes de medirem forças num encontro que se espera emocionante.

Ainda assim, o clássico encontra os rivais em momentos opostos: o Sporting perdeu dois dos últimos três jogos no campeonato (2-1, na visita ao Benfica, e 3-2, em Guimarães, no sábado), e o FC Porto, mesmo sem encantar, igualou no fim de semana passado a melhor série na prova, com três triunfos seguidos, tendo ainda a motivação acrescida de ter confirmado, na quarta-feira, presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

A história recente favorece também a equipa portuense, que apenas perdeu dois dos últimos 20 jogos com o Sporting, em todas as competições, tendo mesmo vencido os cinco últimos, e a última vitória leonina para o campeonato remonta a 2016.

O Sporting, que tem o segundo melhor ataque do campeonato, conta com a veia goleadora de Viktor Gyokeres, segundo melhor marcador da prova, com nove golos, para bater uma equipa do FC Porto que tem apenas o oitavo ataque mais concretizador e Evanilson como o elemento mais eficaz, com quatro.

A equipa treinada por Sérgio Conceição tem a defesa menos batida, mesmo com várias baixas - Marcano, João Mário e Wendell continuam lesionados e Pepe é a grande incógnita, depois de ter saído do queixas do duelo contra o Shakhtar. Já Rúben Amorim chega a este duelo privado do central Jeremiah St. Juste, devido a lesão, mas já pode contar com Coates, que cumpriu um jogo de suspensão em Guimarães.

Histórico de confrontos

Sporting e FC Porto vão medir forças pela 247.ª vez na história. Os dragões lideram o histórico, com mais seis triunfos de vantagem.

Em jogos para o campeonato, os leões contam 59 vitórias, contra 70 triunfos do FC Porto e 49 empates. No último duelo, também em Alvalade, a equipa de Sérgio Conceição venceu por 2-1 num duelo que teve emoção até ao fim.

Matheus Uribe abriu o marcador aos 61 minutos e, já em tempo de descontos, ambas as equipas marcaram: Pepê aumentou a vantagem dos dragões aos 90+4 e Youssef Chermiti estabeleceu o resultado final aos 90+7.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim (Sporting): "O FC Porto, pelo seu historial recente, tem sido mais forte no jogo dele do que nós. Não vamos mudar a nossa forma de jogar e vamos tentar ser mais fortes e mais precisos nos detalhes. Quando olhamos para os jogos, a diferença está nos detalhes e é aí que eles têm sido mais forte que nós. Queremos mudar isso já neste jogo"

Sérgio Conceição (FC Porto): "O processo ofensivo do Sporting é rico: envolve muito os alas, que também jogam muito bem no apoio e nas costas do nossos médios, enquanto o avançado explora muito bem a profundidade. Eles têm uma panóplia de características fáceis de perceber, mas difíceis de travar. Têm largura e atacam bem a profundidade. Isso é difícil de parar"

O árbitro

Nuno Almeida é o árbitro nomeado para o clássico em Alvalade. A acompanhar o juiz algarvio estarão os auxiliares André Campos e Pedro Felisberto e o quarto árbitro André Narciso. Tiago Martins será o videoárbitro VAR, desde a Cidade do Futebol, em Oeiras, coadjuvado por Bruno Jesus.

Almeida vai apitar um jogo entre leões e dragões pela quinta vez, a terceira para o campeonato e a segunda em Alvalade. O primeiro e único Sporting-FC Porto do árbitro da Associação de Futebol do Algarve, até agora, terminou empatado a um golo, em setembro de 2021.