Os clássicos com o Sporting em Alvalade não têm corrido de feição a Sérgio Conceição. O treinador do FC Porto prepara-se para disputar o 18.º jogo no reduto dos 'leões', após ter somado três triunfos, cinco derrotas e nove empates. No entanto, nas cinco partidas em que visitou Alvalade, o antigo futebolista nunca conseguiu triunfar - três derrotas e dois empates.
A primeira visita a Alvalade sucedeu em janeiro de 2014, então ao comando da Académica, que conseguiu um nulo (0-0) perante um Sporting liderado por Leonardo Jardim.
Seguir-se-ia uma derrota pesada ao serviço do SC Braga (4-1), na penúltima jornada da I Liga 2014/15. Pardo ainda adiantou os minhotos, mas Adrien, por duas vezes, Tobias Figueiredo e Slimani operaram a reviravolta dos 'verdes e brancos'.
Na época seguinte, Sérgio Conceição voltou a ser goleado em Alvalade, mas ao serviço de outro conjunto minhoto, o Vitória de Guimarães, que perdeu por 5-1 para o campeonato, num encontro em que Slimani anotou um 'hat-trick' para a formação então orientada por Jorge Jesus.
Já na primeira época no comando do FC Porto (2017/18), Sérgio Conceição visitou Alvalade por duas ocasiões: empatou 0-0 na primeira volta da I Liga e perdeu 1-0 na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, resultado que permitiu aos 'leões' apurarem-se para a final no Jamor, já depois de baterem os 'dragões' no desempate por grandes penalidades.
Nessa temporada surgiram os primeiros triunfos do historial do técnico frente ao Sporting, mas ambos no Dragão. Na primeira mão das 'meias' da Taça de Portugal, o FC Porto venceu por 1-0 e triunfou novamente pela margem mínima (2-1), para a segunda volta do campeonato.
Na época transata, Sérgio Conceição voltou a não passar em Alvalade, registando novo nulo para a 17.ª jornada, resultado que permitiu ao Benfica, já com Bruno Lage, no comando, recuperar alguns pontos para os 'azuis e brancos', que lideravam confortavelmente o campeonato. Na segunda volta, o FC Porto bateu o Sporting no Dragão por 2-1, na última jornada, que consagrou o Benfica como campeão nacional.
Pelo meio houve derrota portista na final da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades, e, já no final de maio, novo 'desaire' na final da Taça de Portugal, com a equipa de Sérgio Conceição a cair, uma vez mais, nos penáltis.
O azar de Sérgio Conceição na 'lotaria' das grandes penalidades não fica por aqui. Em 2014/15, pelo SC Braga, perdeu a final da Taça de Portugal, após o 2-2 no tempo regulamentar (3-1 nas g.p.), e em 2017/18, com o FC Porto, falhou o acesso à final da Taça da Liga, depois de um 0-0 (4-3 nas g.p.), em jogo disputado no Estádio Municipal de Braga.
Nas restantes quatro partidas diante dos lisboetas, Conceição empatou duas 0-0, ao serviço de Olhanense e Vitória de Guimarães, e perdeu outras duas, com Académica (4-0) e SC Braga (1-0), todas em casa, para o campeonato.
O treinador do FC Porto propõe-se a terminar com a 'maldição' de Alvalade já no próximo domingo, até porque sabe que qualquer resultado que não seja uma vitória complicará, sobremaneira, as contas dos 'azuis e brancos' relativamente ao título.
O clássico entre Sporting e FC Porto, referente à 15.ª jornada, tem início marcado para as 17h30 deste domingo.
Comentários