O Sporting foi o ‘rei’ no campeonato entre os ‘grandes’, ao somar três triunfos, contra dois do FC Porto e um do Benfica, o que lançou os ‘encarnados’ para a conquista do ‘tri’ na I Liga de futebol.

Os comandados de Jorge Jesus venceram na Luz por três golos de diferença, igualando a maior vitória de sempre no reduto do rival, e superaram duas vezes os ‘dragões’ por dois tentos, caindo ‘apenas’ na receção ao Benfica.

Um golo do grego Mitroglou, aos 20 minutos, selou o triunfo do conjunto de Rui Vitória em Alvalade, que, então, significou a ultrapassagem aos ‘leões’ no campeonato, à 25.ª ronda: depois disso, as ‘águias’ não mais perderam pontos.

Quanto ao FC Porto, ganhou tangencialmente os dois encontros frente ao seu grande rival, o Benfica, e perdeu claramente os dois efetuados face aos ‘leões’.

Em termos individuais, destaque ‘imenso’ para o avançado argelino Islam Slimani, que ‘bisou’ nos dois confrontos com o FC Porto e também marcou na Luz, para um total de cinco golos, em quatro encontros. Só falhou na receção aos ‘encarnados’.

O campeonato entre os ‘grandes’ começou à quinta ronda, a 20 de setembro de 2015, no Dragão, onde um golo de André André, já a acabar, aos 86 minutos, deu o triunfo ao FC Porto na receção ao Benfica.

Com este resultado, o conjunto comandado por Julen Lopetegui segurou a liderança, com 13 pontos, os mesmos do Sporting, enquanto o Benfica ficou a quatro pontos.

Três rondas depois, deu-se o muito aguardado regresso de Jorge Jesus à Luz, depois de os ‘leões’ já terem conquistado a Supertaça às custas do rival: 1-0 no Algarve, com um golo de Carrillo, que entretanto já assinou pelo Benfica.

Teo Gutiérrez, Slimani e Bryan Ruiz selarem o 3-0 final nos primeiros 36 minutos. Pairou a goleada, mas, ainda assim, foi igualada a maior vitória de sempre dos ‘leões’ na Luz, a 25 de outubro.

Cumpridas oito rondas, o Sporting, aproveitando o deslize do FC Porto na receção ao Sporting de Braga (0-0), ficou só na liderança, com mais dois pontos do que os portistas e oito face aos bicampeões, apenas oitavos, com um jogo a menos.

Na véspera de receber o FC Porto, os ‘leões’ estrearam-se a perder na prova (0-1 no reduto do União da Madeira) e perderam a liderança para os portistas, mas, a 02 de janeiro, recuperaram-na em Alvalade.

Dois golos de Slimani, aos 27 e 85 minutos, selaram a vitória do Sporting, que ficou com mais dois pontos do que o FC Porto e quatro face ao Benfica.

O quarto embate entre ‘grandes’, e primeiro na segunda volta, aconteceu já com tudo alterado: o Benfica ascendeu ao comando, com os mesmos 52 pontos do Sporting e com o FC Porto já seis abaixo, após um 1-2 na receção ao Arouca.

A 12 de fevereiro, Mitroglou deu vantagem ao Benfica, aos 17 minutos, mas, um ‘enorme’ Casillas, numa das poucas exibições da época a condizer com a sua fama, e golos de Herrera, aos 28, e Aboubakar, aos 65, ‘apagaram’ a Luz.

Com este resultado, o Sporting destacou-se na frente, com 55 pontos, contra 52 dos ‘encarnados’ e 49 dos portistas, que, já sob o comando de José Peseiro, regressavam, ainda que por pouco tempo, à corrida ao título.

Duas rondas depois, os ‘leões’ ficaram-se por um ‘nulo’ em Guimarães e defrontaram o Benfica apenas com um ponto de avanço, mas com tudo a seu favor, nomeadamente o fator casa e já três vitórias sobre o rival, uma na Supertaça, uma no campeonato e outra na Taça (2-1 após prolongamento, em casa).

Autor até então do único golo do Benfica entre ‘grandes’, o grego Mitroglou voltou a marcar, desta vez aos 20 minutos, e esse golo valeu um triunfo por 1-0, em Alvalade, a 05 de março, e, mais importante, a liderança do campeonato.

Os ‘encarnados’ ficaram com mais dois pontos do que os ‘leões’ e seguraram essa vantagem até ao fim, de nada valendo ao conjunto de Jorge Jesus o triunfo no Dragão, a 30 de abril.

Perante um FC Porto já sem hipóteses sequer matemáticas de chegar ao título, o Sporting assegurou o triunfo no campeonato entre os ‘grandes’ com um triunfo por 3-1, selado com dois golos de Slimani e um de Bruno César, a ‘meias’ com Casillas.

O mexicano Herrera, que já havia marcado na Luz, apontou o tento dos portistas, de grande penalidade, mas não evitou mais uma jornada de enorme desilusão no Dragão. O FC Porto ficou a 13 pontos do Sporting e 15 do Benfica.