O acordo comunicado na noite de quarta-feira pelo Sporting com o Novo Banco para a compra das VMOC na posse daquela entidade bancária implica também o pagamento de mais 9,3 milhões ao Millenium BCP.

O Sporting tinha pago 16,8 cêntimos por VMOC ao BCP em 2022, um preço abaixo do agora pago ao Novo Banco. No entanto, a entidade bancária tinha garantido uma cláusula que previa um acréscimo no valor a receber. Como o Sporting vai pagar agora 30 cêntimos por unidade ao Novobanco, tal implica um ajustamento no preço dos VMOC adquiridos ao Millenium BCP.

Assim, além dos 14 milhões de euros que os leões já pagaram, o BCP vai receber mais 9,27 milhões de euros, totalizando desta forma 23,27 M€ pelos 135 milhões de VMOC que detinha.

Já o acordo com o Novo Banco fica num total de 15,4 milhões de euros, pelos referidos 30 cêntimos por VMOC, as quais apenas venciam em dezembro de 2026. O Sporting optou por exercer a sua recuperação sem novo desconto, recorrendo a 50 milhões de euros que vindos de uma antecipação de receitas do contrato com a NOS, numa operação financiada pela Sagasta, com a qual o clube de Alvalade tem agora 113,9 milhões de euros em dívida.

Com esta operação, recorde-se, o Sporting fica com perto de 88% do capital social da SAD.