O Sporting procura, na quinta-feira, no terreno do Nacional, consolidar a liderança da I Liga portuguesa de futebol e dilatar, na abertura da 13.ª jornada, a vantagem sobre os rivais e principais ‘perseguidores’, FC Porto e Benfica.

Depois de ‘dobrarem’ o ano no primeiro lugar, os ‘leões’ saíram ‘imaculados’ da estreia em 2021, ao alcançarem um triunfo por 2-0 sobre o Sporting de Braga, e cimentaram-se no topo da prova, com 32 pontos, mais quatro do que ‘dragões’ (28) e ‘águias’ (28), e mais oito do que os ‘arsenalistas’ (24).

Ainda sem qualquer desaire na I Liga, a formação comandada por Rúben Amorim pode abrir, provisoriamente, uma diferença de sete pontos para os rivais, caso vença na deslocação à Choupana, perante um Nacional que está a meio da tabela, com 13 pontos, mas que não entrou em ação na última ronda.

Os madeirenses viram a visita ao Vitória de Guimarães ser adiada, devido aos casos de infeção com o novo coronavírus no plantel vitoriano, pelo que se só agora vão disputar a primeira partida no novo ano civil.

Pouco depois, o Sporting de Braga procurará aproximar-se de FC Porto e Benfica, e colocar à prova a aparente retoma do Marítimo (14 pontos), que vem de duas vitórias e um empate, que lhe permitiram largar a lanterna-vermelha e ascender ao oitavo posto.

Na sexta-feira, e precisamente uma semana antes de se deslocar ao Estádio do Dragão, o Benfica receberá o Tondela, na sequência do primeiro empate cedido no campeonato, diante do Santa Clara (1-1), que deixou as ‘águias’ mais longe do primeiro lugar e em igualdade com o FC Porto.

Com melhor diferença de golos do que os ‘encarnados’, os ‘azuis e brancos’ estão na vice-liderança e vão tentar arrecadar a sétima vitória consecutiva, na visita ao Famalicão, que continua muito longe do ‘fulgor’ da época transata e leva cinco partidas sem vencer.

No mesmo dia, Rio Ave e Portimonense, ambos com 11 pontos, tentam distanciar-se dos últimos lugares, sendo que os algarvios ganharam um importante ‘fôlego’ na última jornada, vencendo o ‘vizinho’ Farense e saindo da zona de despromoção.

O dérbi minhoto entre o Moreirense (10.º classificado) e o Vitória de Guimarães (quinto) joga-se no sábado, antes da receção do Boavista ao Santa Clara, sendo que os ‘axadrezados’ não vencem desde o encontro com o Benfica, na sexta ronda, e estão agora em penúltimo lugar.

A 13.ª ronda fecha no domingo, com o Farense-Gil Vicente e o Belenenses SAD-Paços de Ferreira.

Programa da jornada:

Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2021
Nacional - Sporting, 18:30
Sp. Braga - Marítimo, 21:00

Sexta-feira, 8 de Janeiro de 2021
Benfica - Tondela, 19:00
Rio Ave - Portimonense, 19:00
Famalicão - FC Porto, 21:00

Sábado, 9 de Janeiro de 2021
Moreirense - V. Guimarães, 17:00
Boavista - Santa Clara, 20:30

Domingo, 10 de Janeiro de 2021
Farense - Gil Vicente, 15:00
Belenenses SAD - Paços Ferreira, 20:00