O Sporting Clube de Portugal está a sondar novos atletas para reforçar o seu plantel de futebol, sobretudo em mercados mais baratos, sendo Angola uma das principais preferências em África, informou esta segunda-feira, em Luanda, o vice-presidente para as modalidades, Vicente Moura.

Em entrevista à Angop, o “segundo homem” do Sporting salientou que o referido emblema português tem acompanhado atentamente o Girabola e interessou-se por alguns jovens, daí que vai aproveitar a presença do diretor técnico para o Atletismo leonino, o angolano Bernardo Manuel, para viabilizar alguns contactos.

Falando no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, aquando da chegada da equipa principal de hóquei em patins do Sporting que vai disputar a Taça Zé Du de 20 a 24 deste mês, referiu (sem avançar nomes) que a esta altura as atenções do clube estão mais focadas para o Petro de Luanda, o Kabuscorp e o 1º de Agosto.

Vicente Moura acrescentou que com o clube militar angolano o Sporting de Portugal perspetiva rubricar um acordo de intercâmbio nos escalões de formação, visando o envio gradual de jovens atletas angolanos à Europa e, desta forma, contribuir para o crescimento do futebol angolano.

“É bem verdade que desde que o Mantorras abandonou o futebol os jogadores angolanos perderam notoriedade em Portugal, em particular. E visto que o Sporting pretende reforçar o plantel para os próximos tempos, então começamos já a fazer uma sondagem nos mercados africanos e outros menos dispendiosos”, observou.

Adiantou que o habitual é recorrer a países com campeonatos competitivos e profissionalizados, dada a facilidade de encontrar jogadores já “feitos”, mas que tudo será possível dentro desta semana que o Sporting vai ficar em Angola com bastante expetativa, sustentada por alguns contactos prévios.

Mas, segundo o também presidente honorário do Comité Olímpico de Portugal, a difícil situação financeira que o seu país está a viver está a obrigar os clubes a inverterem a estratégia optando por mercados menos rigorosos, preferencialmente em África, onde há muito jogador de reconhecido talento, apesar das dificuldades.

“Nós em Portugal e no Sporting, em especial, estamos sempre a procura de bons jogadores em vários países, que possam dar novos ‘inputs’ à agremiação, tendo em conta que o Sporting é o clube mais eclético de Portugal com 35 modalidades diferentes. E interessa-nos sim contratar jogadores para várias modalidades”, rematou.