Sporting e Gil Vicente acertam esta quarta-feira calendário, depois do encontro que abria a participação das duas equipas na edição da I Liga deste ano (1.ª jornada) ter sido adiado devido a casos de COVID-19 em ambas as formações.

Volvidos quatro jogos, os verdes e brancos ocupam o segundo lugar do campeonato, com os mesmos pontos do FC Porto (10). Já o Gil Vicente encontra-se no 12.º lugar com cinco pontos.

Momento de forma das equipas

O Sporting está a realizar um bom arranque de campeonato, depois de ter somado três vitórias e um empate, com a perda de pontos a ter acontecido no embate frente ao FC Porto. Caso os verdes e brancos superem os 'galos', totalizam 13 pontos em cinco jornadas, um registo só superado em 17/18, com Jorge jesus no comando da equipa. Na altura, o Sporting somou cinco vitórias em outros tantos jogos no arranque da I Liga.

Também os 13 pontos igualam o registo de Jorge Jesus no comando técnico do Sporting na sua primeira época. Foi em 2015/16 que JJ esteve mais próximo de levar os leões ao título. Em 18/19, com Peseiro, o Sporting somou 10 pontos nas cinco primeiras jornadas, depois de três vitórias, um empate e uma derrota. Já com Marcel Keizer no ano passado e mais tarde com Lionel Pontes, o Sporting somou oito pontos, depois de duas vitórias, dois empates e uma derrota. Já a equipa visitante não sabe o que é ganhar na Liga desde a segunda jornada, quando derrotou o Portimonense por 1-0. Daí para cá, os gilistas registaram dois empates frente a Santa Clara (0-0) e Portimonense (1-0) e uma derrota no estádio do Dragão frente ao FC Porto (1-0).

Histórico dos confrontos

No que diz respeito ao campeonato nacional, o Sporting já recebeu por 19 vezes o emblema minhoto. Os leões venceram em 16 ocasiões, contra dois empates e apenas uma derrota. O único desaire dos lisboetas frente ao Gil Vicente em jogos em Alvalade teve lugar na temporada de 2002/03, com o Sporting a ser derrotado por 3-0. Desde essa época até agora os leões só somaram vitórias: Oito mais precisamente. A vitória mais 'gorda' dos leões teve lugar na temporada de 1993/94, altura em que o Sporting, com uma equipa recheada de talento onde pontificavam Figo, Balakov, Iordanov e Capucho, despachou os gilistas com um concludente 6-0. Na época passada, o Sporting impôs-se pela margem mínima, vencendo por 2-1. Pelos leões marcaram Wendel e Gonzalo Plata. Rúben Ribeiro apontou o golo dos gilistas.

Ausências

Já se sabe que para a partida frente ao Gil Vicente o Sporting vai estar desfalcado de alguns jogadores. Eduardo Quaresma é baixa por lesão e três dos novos reforços também não poderão dar o seu contributo. João Mário e Bruno Tabata ficam de fora por terem chegado ao Sporting depois de 19 de setembro. Antunes também deve ficar de fora por estar a recuperar de uma mialgia na zona posterior da coxa direita. Em relação ao Gil Vicente,  a equipa orientada por Rui Almeida não pode contar com o defesa Henrique, que ainda recupera de lesão, e o avançado Baraye, que à data inicial do jogo ainda não estava inscrito na equipa.

Equipa de arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou esta segunda-feira o árbitro André Narciso, da AF Setúbal, para dirigir o jogo em atraso da 1.ª jornada da I Liga portuguesa entre Sporting e Gil Vicente, marcado para as 21h45 horas de quarta-feira, no Estádio José de Alvalade. André Narciso terá Paulo Brás e Marco Vieira como assistentes, enquanto Miguel Nogueira será o 4.º árbitro. Nas funções de videoárbitro (VAR) vai estar Rui Oliveira, auxiliado por Nélson Cunha (AVAR).

Declarações dos dois técnicos

Apesar de no sábado a equipa ter perdido frente ao FC Porto, por 1-0, Rui Almeida, treinador do Gil Vicente, gostou da atitude da equipa e espera que equipa posso repetir o que fez na deslocação a Alvalade: "Sabemos a força do Sporting, mas queremos estar concentrados em nós, tal como fizemos no Dragão. Conseguimos jogar e criar oportunidades, mas, infelizmente, não fomos felizes na eficácia. Vamos tentar corrigir neste jogo, tentar impor o nosso futebol e, nos momentos que tivermos de defender, fazê-lo bem", afirmou o técnico em conferência de imprensa.

Já o treinador do Sporting, Rúben Amorim, afirmou que pretende conquistar os três pontos na receção de quarta-feira ao Gil Vicente, em jogo em atraso da primeira jornada da I Liga de futebol.

“O Gil Vicente tem a vantagem de jogar num esquema tático idêntico ao do Sporting. Espero igualar isso e espero que o valor individual dos jogadores do Sporting faça a diferença. É uma equipa muito pressionante no corredor central e que vem jogar aqui sem muita responsabilidade. Vamos impor o nosso ritmo e o nosso jogo”, afirmou.

“Temos de encarar esta partida como temos feito: sempre a pensar jogo a jogo. Não podemos pensar tanto na classificação, principalmente porque estamos ainda no início do campeonato. Espero uma equipa do Sporting igual ao que tem sido, sabendo que podemos melhorar a nossa classificação. Temos de ter essa ambição. Se podemos melhorar a nossa classificação, é isso que temos de fazer. Vamos fazer tudo para vencer o jogo”, garantiu.

O Sporting mede forças esta quarta-feira frente ao Gil Vicente. O encontro tem início às 21h45.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.