À medida que as semanas avançam o campeonato caminha para o seu final. Faltam apenas seis jornadas para o término da I Liga, com o FC Porto na frente com seis pontos de vantagem sobre o Sporting.

Nesta jornada, os verdes e brancos voltam a jogar primeiro, com a deslocação ao terreno do Tondela. O objetivo é claro: Colocar pressão sobre o líder da Liga e somar a quinta vitória consecutiva no campeonato. A equipa de Rúben Amorim sabe que os dragões contam com um embate de elevado grau de dificuldade frente ao V. Guimarães, por isso só resta aos campeões nacionais embolsarem os três pontos.

O Tondela também procura dar seguimento à sequência depois de ter vencido fora de portas o Marítimo por 1-3 e fugir assim dessa forma a uma posição intranquila na tabela, pois ocupa o 16.º lugar.

Confrontos entre as duas equipas

Em partidas para a I Liga, o Sporting realizou apenas seis deslocações a Tondela. Nessa meia dúzia de jogos, os verdes e brancos somaram quatro vitórias e duas derrotas. Na temporada passada, os verdes e brancos passaram no terreno da equipa beirã com dificuldade. O único golo da partida foi marcado já na parte final do encontro com Tiago Tomás a fazer o gosto ao pé à passagem do minuto 81´.

Contudo, em 19/20 e 18/19 os leões tiveram dois dissabores na Beira Alta. Bruno Wilson desbloqueou o jogo no campeonato de há duas épocas atrás, com um golo apontado ao minuto 88´. Em 18/19, Juan Delgado e Tomané apontaram os golos dos tondelenses, com Jérémy Mathieu a fazer o único tento da equipa de Alvalade.

No que diz respeito ao total de confrontos, os leões apresentam vantagem com oito vitórias contra duas do Tondela. De referir que a equipa do distrito de Viseu não marcou qualquer golo nos últimos quatro jogos realizados contra o Sporting. Na 1.ª volta os verdes e brancos venceram por 2-0 em Alvalade, com golos de Pablo Sarabia e Paulinho.

Momento de forma das duas equipas

O Tondela já não perde há dois jogos, no entanto somou apenas um triunfo nos últimos oito jogos na I Liga. De referir também que a equipa beirã tem a pior defesa do campeonato, com 55 golos sofridos. Em contraponto, o Sporting soma os melhores números em termos defensivos com apenas 17 golos sofridos.  O Sporting marcou em todos os jogos da Liga até ao momento e não sabe o que é perder há nove jogos Há dois jogadores em especial forma para o duelo do próximo sábado. Tanto Salvador Agra, como Pablo Sarabia marcaram nos últimos dois jogos.

Jogadores disponíveis

Para a partida frente ao Tondela, Rúben Amorim sabe que não pode contar com João Palhinha e Nuno Santos por castigo. Feddal também é baixa confirmada por lesão.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting

"Espero o normal de uma equipa que luta pela sobrevivência. Joga num 5x4x1, que nos tira muito espaço. Temos de ser móveis e agressivos para lutar pelos espaços. Jogou sem avançado no último jogo, foram fortes a combinar, estão motivados por terem vencido a última jornada. Temos de jogar melhor do que na semana passada. Há uma equipa que luta pelos lugares cimeiros, outro por ficar na I Divisão."

Nuno Campos, treinador do Tondela

"O ponto onde o Sporting é mais forte talvez seja no ataque à profundidade, mas é uma equipa, à semelhança das equipas ‘grandes’, que, quando a outra equipa tem a bola e consegue ter a bola, também vai ter de passar por alguns momentos de dificuldade."

Arbitragem

Luís Godinho é o árbitro designado para dirigir o embate entre o Tondela e o Sporting. Em Tondela, Rui Teixeira e Valter Rufo serão os assistentes de Luís Godinho. Flávio Lima será o 4.º árbitro e o VAR estará a cargo de Bruno Esteves, que terá o auxílio de Hugo Ribeiro como AVAR. Luis Godinho irá arbitrar o Sporting pela terceira vez esta época e os leões venceram os outros dois encontros ambos também fora de portas: 2-0 na visita ao Paços de Ferreira e 2-1 na visita ao SC Braga, logo na segunda jornada.

O Tondela recebe, este sábado, o Sporting em partida a contar para a 29.ª jornada da I Liga. O encontro tem início às 20h30.