Interrompida a série de 12 vitórias em todas as competições, depois do desaire frente ao Ajax, o Sporting entra em campo com o objetivo de somar os três pontos frente ao Boavista.
Para o campeonato, que os leões lideram em igualdade pontual com o FC Porto, os campeões nacionais ainda não somoaram qualquer derrota, isto depois da moralizadora vitória no dérbi frente ao Benfica no estádio da Luz (3-1). O Sporting soma oito vitórias consecutivas e tentará chegar à nona frente ao conjunto axadrezado.
O Boavista ocupa o 11.º lugar da classificação. Na última jornada, na estreia de Petit no comando técnico, o conjunto nortenho empatou a uma bola frente ao Marítimo, no 10.º jogo dos axadrezados sem conhecerem o sabor da vitória.
Histórico de confrontos depois da vitória saborosa do ano passado que valeu um título
Nos confrontos entre as duas equipas, no covil dos leões, o histórico é 'avassaladoramente' favorável ao emblema de Alvalade. Em 44 embates para a Liga, o Boavista só por uma vez venceu em casa dos lisboetas. O triunfo aconteceu na época de 75/76 - golo de Salvador ao minuto 79´, numa partida em que Jorge Jesus, atual técnico do Benfica, foi suplente utilizado nos verdes e brancos, entrando ao minuto 85´. Frente ao Boavista, o Sporting soma 44 vitórias, 13 empates e apenas esse desaire já referido. Na temporada passada, o embate frente os axadrezados será sempre de boa memória para o Sporting. Foi nesse encontro, decorria a 32.ª jornada, que o Sporting assegurou a conquista do campeonato, 19 anos depois. O único golo da partida foi apontado por Paulinho ao minuto 36´.
Jogadores disponíveis
Para o embate frente ao Boavista, os leões somam algumas baixas: Rúben Vinagre, Jovane Cabral, Zouhair Feddal e João Palhinha estão entregues ao Departamento Médico. Sebastián Coates é dado como recuperado da COVID-19 no sábado e pode ser utilizado por Rúben Amorim, veremos se será opção. Já Paulinho está infetado com o novo coronavírus e está fora das opções para o encontro frente ao emblema da pantera.
Momento das duas equipas
Como já referido, os leões vêm de um momento particularmente positivo na Liga. Os leões somam 11 vitórias e apenas dois empates para o campeonato em 13 partidas disputadas. A última das quais frente ao grande rival da segunda circular, triunfo que trouxe certamente uma dose de maior confiança à equipa de Rúben Amorim. Os verdes e brancos são ainda a defesa menos batida da prova, com apenas cinco golos sofridos e o quarto melhor ataque com 22 tentos. O Boavista ocupa a 11.ª posição, soma 23 golos sofridos e 16 marcados. os axadrezados - agora com Petit que rendeu João Pedro Sousa no comando da equipa no final de novembro - seguem em 11.º lugar, com 12 pontos, e não vencem para o campeonato desde a terceira jornada, em agosto, quando venceram o Santa Clara por 2-0. Daí para cá o emblema portuense somou seis empates e quatro derrotas.
O que dizem os treinadores
Petit: "Sabemos que o Sporting pressiona muito alto, mas, muitas vezes, vamos ter de sair dos duelos individuais. As equipas podem encaixar-se uma na outra e aí faz a diferença ter a coragem para definir e preparar saídas para contra-ataque ou mesmo ataque posicional, pois há espaços que podemos explorar. Foi isso que trabalhamos para poder fazer um bom jogo e crescer mais como equipa nos processos ofensivos e defensivos", explicou.
Ruben Amorim: lembrou que os leões vão defrontar um adversário agora orientado por um treinador que lhes “coloca sempre muitos problemas e conhece bem as movimentações” da sua equipa, mas frisou que a sua equipa também já “conhece muito bem a ideia do ‘mister’ Petit”.
O Sporting recebe, este sábado, o Boavista em partida a contar para a 14.ª jornada. O encontro tem início às 20h30.
Comentários