Nuno Mendes e Gonzalo Plata têm sido alvo do interesse de vários clubes europeus de renome, fruto daquilo que os dois jovens demonstraram sobretudo desde a chegada de Rúben Amorim a Alvalade, mas o Sporting tem resistido às várias abordagens e mesmo a algumas ofertas que já chegaram por ambos. Segundo garante esta quarta-feira o jornal 'Record', a SAD leonina não está disposta a negociar nem um, nem outro abaixo do valor das respetivas cláusulas de rescisão.

De acordo com o mesmo jornal, por Nuno Mendes terá sido o Liverpool a avançar, tendo o Sporting apontado para a cláusula de rescisão de 45 milhões de euros como única forma de abrir mão do jogador, cujo contrato apenas termina em junho de 2025. Também o Real Madrid, diz o 'Record', terá pedido informações sobre as condições de uma possível contratação do lateral-esquerdo de 18 anos, com a resposta a ser idêntica.

Quanto a Plata, cuja cláusula de rescisão se encontra fixada nos 60 milhões de euros, terão sido os alemães do RB Leipzig a abordar o conjunto de Alvalade sobre aferir as condições de uma eventual transferência do jogador. Segundo o 'Record', porém, em relação ao equatoriano poderá haver alguma abertura da SAD leonina em começar a negociar o jogador a partir dos 45 milhões.

Nuno Mendes subiu ao plantel principal do Sporting aquando da chegada de Rúben Amorim ao clube. Disputou nove jogos, todos eles para a I Liga, e entretanto chegou já à seleção nacional de sub-21.

Gonzalo Plata, que aos 19 anos soma já quatro internacionalizações e um golo pela seleção principal do Equador, chegou ao Sporting ainda na temporada de 2018/19, mas a estreia pela equipa principal só se deu na última época, na qual totalizou 24 jogos e três golos de leão ao peito.