Em 209 jogos oficiais, da Liga, Taça e Campeonato de Portugal, Supertaça e da Taça da Liga, os “leões” somam 76 triunfos contra 75 dos portistas, dominando também em termos de golos (310 contra 283), num confronto que regista ainda 58 igualdades.

A vitória caseira conquistada em Fevereiro pela formação “leonina”, por 3-0, com Carlos Carvalhal ao leme, anulou o empate global que os “azuis e brancos” tinham conseguido com a vitória, por 1-0, no jogo da primeira volta, no Estádio do Dragão, e com a goleada, por 5-2, para os quartos de final da Taça de Portugal.

Apesar desta ligeira supremacia histórica dos lisboetas, alicerçada entre as décadas de 1940 e 1970, o FC Porto conquistou uma ligeira vantagem nos últimos dez anos, sem igualar a performance desenhada nos dois decénios anteriores, quando, em 53 jogos, venceu 27, empatou 10 e apenas perdeu 16.

Desde 2000, “rivais” cruzaram-se 31 vezes, 11 delas com triunfos dos portistas, 10 dos lisboetas e outros tantos empates, enquanto o equilíbrio dos golos é perfeito, 34 para cada lado.

O FC Porto domina no campeonato, com mais três vitórias (58 contra 55), na Taça de Portugal, com mais duas (13 contra 11), enquanto o Sporting “manda” na Supertaça, com quatro triunfos, no extinto” Campeonato de Portugal, com mais uma vitória (cinco contra quatro), em 12 embates, bem como na Taça da Liga, um êxito no único “clássico” disputado.

Os “leões” festejaram em 51 recepções aos “dragões”, tantas quantas as derrotas que os lisboetas sofreram no Porto, numa balança desequilibrada pelos jogos em campo neutro, com o ascendente do Sporting, com nove vitórias, contra apenas quatro dos portistas.