O Sporting teve de suar, e muito, para sair do Estádio do Jamor com uma vitória por 4-3 sobre o Casa Pia que lhe permite manter distâncias para SC Braga e FC Porto na luta por uma vaga na Liga dos Campeões 2023/24.
Num jogo verdadeiramente de loucos, os leões ganharam vantagem na primeira jogada da partida, por Francisco Trincão, mas viram o Casa Pia responder de pronto. Uma situação que se repetiu por mais duas vezes no jogo, a fechar a primeira parte e a abrir a segunda: leões a marcarem, gansos a responderem de pronto na mesma moeda. Até que, já com os anfitriões reduzidos a dez elementos, a cinco minutos dos 90, Trincão marcou pela terceira vez no jogo e deu os três pontos à equipa de Rúben Amorim.
Primeiros minutos de loucos
Certamente já a pensar no embate da próxima quinta-feira com a Juventus, para a 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, Rúben Amorim procedeu a algumas alterações na equipa inicial em relação àquela que havia entrado em campo no nulo de meio da semana com o Gil Vicente. Mas tal não impediu que os leões marcassem logo na primeira jogada do encontro.
Francisco Trincão, uma das novidades no onze dos leões, recebeu um passe de Pedro Gonçalves, ajeitou para o pé direito e atirou colocado para o 1-0 estavam decorridos...17 segundos de jogo.
Só que o Casa Pia não acusou, de todo, o golo madrugador sofrido e restabeleceu a igualdade volvidos apenas sete minutos. Rafael Martins recebeu um passe de Diogo Pinto, rematou à meia volta e a bola só parou no fundo das redes da baliza de Adán. Inicialmente o golo foi anulado por fora de jogo, mas acabou por ser validado por indicação do VAR.
Loucura volta a fechar a primeira parte
Depois de dois golos nos primeiros sete minutos, o encontro acalmou e as ocasiões de golo escassearam, com destaque apenas para um remate de sacudido por Adán e para um lance em que Chermiti até ultrapassou o guarda-redes contrário mas acabou por se deixar antecipar por um adversário.
Até que, com o aproximar do intervalo, a emoção voltou. O Sporting ameaçou, com Matheus Reis, de cabeça, a obrigar o guarda-redes do Casa Pia a defesa apertada, e depois marcou mesmo, novamente por Trincão, com mais um excelente remate colocado, desta feita de pé esquerdo.
Só que, uma vez mais, os verdes e brancos não conseguiram segurar a vantagem por muito tempo. Já no período de compensação, o Casa Pia voltou a empatar. Remate de Diogo Pinto, Adán defendeu, Nuno Santos tentou aliviar mas a bola foi contra Yuki Soma e entrou mesmo na baliza leonina.
Sporting entra outra vez a marcar...e Casa Pia volta a responder
Amorim mexeu duas peças ao intervalo, fazendo entrar Gonçalo Inácio e Morita para os lugares de Diomande e Chermiti e foi precisamente o japonês a assistir Pedro Gonçalves para novo golo do Sporting, que assim se recolocava na frente do marcador.
Desta feita a vantagem leonina demorou mais algum tempo, mas uma vez mais os verdes e brancos não a conseguiram segurar. Felippe Cardoso tinha saltado do banco aos 52 minutos e aos 56 empatou novamente a partida. Coates falhou a intercepção a um cruzamento de Lelo na esquerda, a bola sobrou para o brasileiro, que ajeitou e rematou forte e rasteiro, sem hipóteses para Adán.
Casa Pia reduzido a dez e hatt-rick de Trincão vale vitória
Só que Felippe Cardoso acabou por estar no melhor e no pior nos...oito minutos que esteve em campo. É que o atacante tinha visto um cartão amarelo pouco antes de marcar o golo e viu outro pouco depois, acabando por deixar o Casa Pia reduzido a dez elementos.
Em superioridade numérica, o Sporting partiu em busca de novo golo que o recolocasse na frente do marcador. Os leões pressionaram, tentaram o tudo por tudo com Coates a ir, ainda com bastantes minutos para jogar, para ponta de lança, mas as ocasiões de golo iam escasseando.
Até que voltou a aparecer o homem do jogo. Pedro Gonçalves cruzou com conta, peso e medida para a grande área do Casa Pia, Coates caiu na tentativa de desviar, mas o esférico sobrou para Trincão, que de primeira atirou para o fundo das redes, selando o seu hat-trick e a vitória verde e branca no Jamor.
O Sporting somou o sétimo jogo sem perder e permanece no quarto lugar, a cinco pontos do SC Braga e a sete do FC Porto. O Casa Pia permanece no oitavo lugar, com 38 pontos, e somou a sua terceira derrota nos últimos quatro jogos.
Comentários