O futebolista Mehdi Taremi, do FC Porto, da I Liga portuguesa, integrou hoje a pré-convocatória do Irão para a Taça Asiática, que será abreviada de 27 para 26 jogadores antes do arranque da competição.
O avançado, de 31 anos, surge nos ‘eleitos’ do selecionador Amir Ghalenoei para a 18.ª edição da prova, agendada para decorrer entre 12 de janeiro e 10 de fevereiro, no Qatar.
Com 43 golos em 75 partidas ao serviço da seleção persa, o melhor marcador da edição 2022/23 da I Liga é o único representante de clubes lusos e acompanha na convocatória os guarda-redes Payam Niazmand (ex-Portimonense) e Alireza Beiranvand (ex-Boavista) ou o dianteiro Mohammad Mohebi (ex-Santa Clara), todos com passagens por Portugal.
Amir Ghalenoei ainda aguarda pela confirmação da disponibilidade do avançado Sardar Azmoun, cuja presença na Taça Asiática tem sido negociada com os italianos da Roma, comandados pelo português José Mourinho, antes de anunciar a convocatória definitiva.
O Irão, campeão asiático em 1968, 1972, 1976, é cabeça de série do Grupo C e vai jogar sempre em Al Rayyan na primeira fase, encarando Palestina (14 de janeiro), Hong Kong (dia 19) ou Emirados Árabes Unidos (dia 23), do ex-selecionador português Paulo Bento.
Os dois primeiros colocados das seis ‘poules’ e os quatro melhores terceiros acedem aos oitavos de final da Taça Asiática, que tinha sido deslocada da China, face à pandemia de covid-19, e adiada para 2024, com o troféu a ser detido pelo anfitrião Qatar desde 2019.
*Artigo atualizado
Comentários