O clássico entre o FC Porto e Benfica aproxima-se cada vez mais do pontapé de saída e no universo do futebol português todos são chamados à antevisão do encontro que move grande parte dos adeptos.

Carlos Carvalhal foi o mais recente nome a pronunciar-se sobre o duelo desta sexta-feira, mas com a referência a três possíveis protagonistas: Taremi, Galeno e David Carmo - três jogadores já orientados pelo técnico português.

Em entrevista ao jornal 'A Bola', Carvalhal deixou rasgados elogios ao avançado iraniano que orientou no Rio Ave e com uma pequena ressalva.

"Se Taremi tivesse chegado a Portugal com 24 anos estaria nesta altura num dos tubarões da Europa", atirou, acrescentando ainda: "É um jogador de elevadíssimo nível e provou-o logo no Rio Ave, ao ser o segundo melhor marcador do Campeonato. Tinha conhecimento do jogo, mas procurámos que ele evoluísse, pois tinha algum potencial ainda não explorado, caso do posicionamento defensivo e da coesão. Era, talvez, o avançado da Liga que mais bolas recuperava e com o salto para o FC Porto".

O técnico português diz que o facto de Taremi trabalhar com Sérgio Conceição é algo que potencia a sua evolução, mas este não é o único nome que merece elogios. Sobre Galeno - um nome a afirmar-se de Dragão ao peito e que no SC Braga jogava a lateral num sistema de três centrais - há uma certeza:

"Houve uma evolução tática significativa, nomeadamente no que diz respeito ao posicionamento defensivo. Melhorou muito na reação à perda e tornou-se um jogador mais completo. Como é extremamente veloz, é muito forte na transição ofensiva e no drible para dentro, a partir da esquerda. Também tem golo", explicou Carlos Carvalhal.

Quem não está a ter vida propriamente fácil no FC Porto é David Carmo. Carvalhal reconhece que o problema pode estar associado ao sistema tático e à projeção ofensiva do lateral esquerdo portista, uma adaptação que requer tempo.

"Carmo tem capacidade para dar segurança nessas situações, mas exige comportamentos a que não está habituado e que requerem um período de adaptação. É um jogador que vai evoluir ainda mais e vai conseguir corresponder às expectativas", salientou.

Três nomes que podem ser titulares no FC Porto - Benfica a disputar-se esta sexta-feira às 20h15 no Estádio do Dragão.