Cristian Tello tem vindo a tornar-se numa peça cada vez importante no FC Porto de Julen Lopetegui e a exibição diante do Sporting, onde marcou três golos, foi a apenas o coroar de uma época em que as lesões e a irregularidade parecem estar finalmente ultrapassadas.

O extremo de 23 anos tem vindo a jogar com mais regularidade e a sua exibição diante de um rival na luta pelo título convenceu definitivamente os responsáveis portistas a avançarem para a sua contratação a título definitivo. O acordo com o Barcelona para a cedência do espanhol por duas épocas prevê uma cláusula para aquisição do passe do avançado avaliada em oito milhões de euros.

Segundo o jornal espanhol "Mundo Deportivo", o jogador está feliz no Estádio do Dragão depois de ter encontrado a regularidade necessária para jogar e desenvolver-se de forma consistente – nos "blaugrana" estaria tapado por atletas como Messi, Suárez, Neymar ou Pedro Rodríguez -, e Josep Maria Orobitg irá deslocar-se à cidade Invicta na próxima semana.

Ainda segundo a publicação em questão, o agente do atleta tem prevista "uma viagem de Josep Maria Orobitg" com o objetivo de "dar início às negociações" com os responsáveis da SAD, acrescentando depois de a vontade de Tello passa "por continuar em Portugal e no FC Porto", sendo que esta será determinante no desfecho destas "negociações".

Por outro lado, o Barcelona também poderá querer fazer regressar Tello do FC Porto, sendo obrigado a pagar cinco milhões de euros. Este cenário tem tanto de improvável como de provável. Além disso, o Barça está impedido pela UEFA de contratar jogadores mas, por outro, os catalães poderão ser obrigados a apostar em jogadores da formação ou emprestado.

Não obstante, a incerteza em relação ao à continuidade de Luis Enrique no comando técnico do Barça, muito contestado em vários setores do clube, ainda não está a assegurada. No início da época, o FC Porto pagou dois milhões de euros pelo empréstimo.