Luis Diaz vai mesmo falhar o jogo com o Benfica, na quinta-feira. O colombiano testou positivo para COVID-19 num teste antigénio esta manhã, fez um teste PCR que confirmou esta noite o que já se esperava.

Assim, o colombiano falhará o jogo com o Benfica, da 16.ª ronda da I Liga. O extremo de 24 anos está a ser uma das figuras deste campeonato, com 13 golos e três assistências na prova. Luis Diaz foi titular em todos os jogos do FC Porto na I Liga esta época. Na Champions esteve em todas as partidas e marcou dois dos quatro golos dos azuis e brancos na fase de grupos. Leva ainda uma assistência na Taça de Portugal, precisamente diante do Benfica, na passada quinta-feira.

Além de Luis Diaz, o FC Porto não poderá contar com Evanilson, que viu cartão vermelho diante dos Encarnados na semana passada para a Taça. O brasileiro estava a ser decisivo no encontro, com dois golos, antes de ser expulso com duplo amarelo no final do primeiro tempo.

Conceição não poderá contar ainda com Pepe e Marcano. Os dois centrais fizeram tratamento e trabalho de ginásio, cumprindo assim o processo de recuperação das respetivas lesões. Marko Grujic realizou exercícios de treino integrado condicionado e é também 'carta fora do baralho' para o clássico.

Sem Luis Diaz e Evanilson, Corona e Toni Martinez deverão avançar para o onze do FC Porto, caso Conceição mantenha o 4-4-2. Se optar por jogar apenas com um avançado e reforçar o meio-campo com um terceiro elemento, Taremi deverá jogar sozinho na frente.

O FC Porto-Benfica, da 16.ª jornada da I Liga de Futebol, está marcado para às 21h00 desta quinta-feira, no Dragão. Os dois emblemas entram em campo já sabendo do resultado do Sporting, que defronta o Portimonense nesta ronda. Dragões e Leões partilham a liderança da prova, com 41 pontos cada. O Benfica é segundo com 37.

O clássico será o último jogo de 2021 para as duas equipas e terá arbitragem do lisboeta Hugo Miguel.