O Sporting anunciou esta sexta-feira em comunicado a realização de testes serológicos aos jogadores que compõem o plantel principal da equipa de futebol, bem como aos elementos da equipa técnica, tendo revelado que um dos atletas terá apresentado "provável imunidade" ao novo coronavírus.

"O Sporting Clube de Portugal realizou testes serológicos (sangue) ao SARS-CoV-2 a todo o plantel profissional e staff para aferir de possível imunidade ao vírus. Verificou-se um teste positivo para IgG (Imoglobulina G – Anticorpo) com IgM negativa, que indica provável imunidade adquirida desse atleta", informa o comunicado dos 'leões'.

"De salientar que o atleta se manteve sempre totalmente assintomático", sublinha o mesmo comunicado.

O clube acrescenta que além destes testes serológicos (sangue), serão efetuadas colheitas nasofaríngea e orofaringe (zaragatoa) antes do início dos treinos, como indicado pela Liga de clubes.

"Restantes exames, nomeadamente PCR por colheita nasofaríngea e orofaringe (zaragatoa) serão efectuados antes do início dos treinos formais em grupo, conforme indicação do grupo de estudo da Liga Portugal", termina a nota do conjunto leonino publicada no site oficial do clube.

Os jogadores do Sporting, recorde-se, regressaram aos treinos na Academia de Alcochete na passada segunda-feira, ainda que em regime de trabalho individualizado e com várias restrições. O último jogo na Liga foi a 8 de março, disputado antes da suspensão da competição, à entrada para a 25.ª jornada.

O Sporting ocupa o quarto lugar na I Liga, a quatro pontos do terceiro classificado, o Sporting de Braga, a 17 do segundo, o Benfica, e a 18 do líder, o FC Porto.

Portugal contabiliza 854 mortos associados à covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.