A eventual conquista do título de campeão nacional por parte do Benfica irá permitir à SAD encarnada um encaixe de 70 milhões de euros tendo em conta a entrada direta na Liga dos Campeões, o 'market pool' (verba relacionada com o mercado televisivo de cada clube), o aumento da receita de bilheteira e de marketing, e os contratos comerciais de patrocínio.

De acordo com a informação veiculada esta sexta-feira pelo jornal Record, os responsáveis pela SAD do Benfica prevêm uma entrada de 70 milhões de euros nos cofres do clube caso a equipa principal de futebol conquiste o título de campeão nacional sendo que a 'maior fatia' será proveniente da UEFA pela entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Caso o Benfica conquiste o título de campeão nacional na última jornada frente ao Santa Clara, a SAD encarnada garante desde logo, no pior dos cenários, 41,842 milhões de euros, e na melhor das hipóteses 44,058 milhões de euros. O quadro final das equipas apuradas para a fase de grupos da Liga dos Campeões ainda não está totalmenta definida e ainda é incerto em que lugar irá entrar o Benfica caso conquiste o título de campeão nacional.

Recorde-se que a UEFA atribui um prémio minímo de 15,25 milhões de euros a cada clube que garanta o apuramento para a fase de grupos, sendo que depois o organismo que tutela o futebol europeu ainda acrescenta um 'bónus' a cada clube de acordo com o ranking de cada um dos 32 emblemas apurados.

Esse prémio da UEFA começa nos 32 milhões de euros, valor que depois será multiplicado por 1,108, e a contagem vai regredindo. Caso o Benfica entre na fase de grupos da Liga dos Campeões no 7.º lugar (posição que poderá variar caso FC Porto e Arsenal garantam entrada na competição), a SAD encarnada recebe 26 milhões de euros multiplicados por 1,108 (44,058 milhões de euros) a que depois somam os tais 15,25 milhões de euros. No cenário de o Benfica entrar na fase de grupos em oitavo lugar, a SAD encarnada garante um encaixe de 42,95 milhões de euros (como aconteceu esta época) e, em 9.º lugar 41,842 milhões de euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.