O Benfica, única equipa que depende apenas de si para vencer o campeonato, recebe na próxima jornada da I Liga o Tondela, 16.º classificado e primeira equipa em zona de despromoção.

A tarefa dos 'encarnados', que não perdem no campeonato desde a chegada de Bruno Lage, mas empataram o último jogo em casa - Belenenses (2-2), parece mais facilitada quando comparada com a do FC Porto - os 'dragões' deslocam-se a Braga -, mas há um dado a que os tondelenses se podem agarrar. É que a equipa beirã surpreendeu tudo e todos ao vencer na Luz na época passada, e promete repetir a 'gracinha'.

Na ressaca da derrota em casa o FC Porto, os 'encarnados' - que tinham derrotado o Estoril na jornada 31 -, receberam o modesto Tondela e foram surpreendidos em pleno Estádio da Luz, tendo perdido por 3-2.

Pizzi colocou a equipa de Rui Vitória em vantagem logo aos 12 minutos, mas o Tondela marcou três golos de seguida, dois deles no primeiro tempo, que sentenciaram o encontro. O herói do lado dos beirões foi Miguel Cardoso. O extremo, agora ao serviço do Dínamo de Moscovo, marcou dois dos golos da equipa forasteira. Tomané fez o 1-3 já perto dos 90 minutos, com Salvio, já nos descontos do segundo tempo, a fazer o golo que não impediu a derrota dos 'encarnados'.

Mas a derrota do ano passado foi um 'erro de percurso' nas receções do Benfica ao Tondela. É que até ao desaire da temporada anterior os 'encarnados' só sabiam golear os tondelenses.

Foi em março de 2016 que a equipa do distrito de Viseu pisou pela primeira vez o estádio da Luz, depois de garantida a inédita subida de divisão em maio do ano anterior. Mas a estreia na 'casa' do Benfica não poderia ter corrido pior e os tondeleses saíram de lá com uma derrota por 4-1.

Jardel, Jonas, com um bis, e Mitroglou fizeram os golos dos 'encarnados', com Nathan Junior a marcar o tento de glória do Tondela já para lá dos 90 minutos.

Na época seguinte, 2016/17, nova goleada na Luz, desta feita por 4-0. Pizzi, com dois golos, Rafa Silva e Jonas coloriram o marcador, mas apenas nos segundos 45 minutos.

Este sábado, o Benfica, sem margem de erro no que toca à luta pelo título, recebe o Tondela, também 'aflito' à procura de pontos que lhe permitam a manutenção na I Liga.

O jogo entre 'encarnados' e 'beirões' está marcado para as 20h30, no Estádio da Luz.