O Tondela venceu o SC Braga e ganha um novo folgo na luta pela manutenção na Primeira Liga, ao mesmo tempo que pode ter hipotecado a luta pelo terceiro lugar da Primeira Liga, deixando os bracarenses à espera do que faz o Sporting amanhã. Yohan Tavares marcou o único golo da partida aos 74 minutos.

O Tondela foi o primeiro a causar perigo, quando o livre batido por Pepelu colocou o esférico em Philipe Sampaio, que rematou para defesa fácil de Matheus, aos quatro minutos. Minutos depois, aos 12', e novamente por livre, Pepelu falhou a baliza do SC Braga por pouco.

Os bracarenses responderam aos 30 minutos, erro da defasa beirã, aproveitado por Ricardo Horta, que com um tiro, atirou em cheio no poste da baliza do Tondela.

Os últimos minutos do primeiro tempo foram do SC Braga, que contou com duas boas oportunidades para chegar ao golo. Primeiro por Rui Fonte, que viu a assistência de Trincão sofrer um grande corte de Philipe Sampaio, aos 40 minutos e depois por Paulinho, que falhou por pouco a emenda ao remate de Ricardo Horta, aos 44'.

No segundo tempo, o Tondela foi à procura do golo que ajudasse a equipa beirã na luta pela permanência na Primeira Liga. Aos 60 minutos, Murillo fez quase tudo bem. Isolou na grande área do SC Braga e no frente-a-frente com Matheus picou a bola por cima do guardião bracarense... só que o bola saiu ao lado.

A equipa de Natxo Gonzalez dava sinais de aviso aos 'guerreiros' e acabou por chegar ao golo aos 74 minutos. Livre batido por Pepelu para o interior da grande área, encontrando Philipe Sampaio que cabeceia para a defesa de Matheus. Contudo a bola acaba por sobrar para Yohan Tavares que colocou o Tondela em vantagem na partida.

Aos 87 minutos, a equipa sofreu um revés, ficando reduzida a 10 unidades, após Filipe Ferreira ter sido admoestado com o segundo amarelo, mas a vitória não fugiu ao Tondela.

Com este resultado, o SC Braga pode dizer adeus ao 3.º lugar, caso o Sporting vença na receção ao Vitória de Setúbal amanhã, em Alvalade. Já o Tondela fica três pontos acima do penúltimo lugar da I Liga, atualmente ocupado pelo Vitória de Setúbal, com 30 pontos, mas menos um jogo.

*Artigo atualizado às 23h07