Sem vencer o campeonato nacional há demasiados anos, o Sporting não tem conseguido intrometer-se no domínio de Benfica e FC Porto. Com a ausência de triunfos na principal competição do futebol português e arredado dos lugares que dão acesso à milionária 'Champions', os leões têm perdido argumentos desportivos e financeiros para se bateram com os rivais históricos. Perante este cenário, Tonel, antigo jogador do Sporting, colocou o dedo na ferida e salientou a necessidade da direção assumir que o clube neste momento não pode lutar pelos mesmos objetivos que os de Benfica e FC Porto, sobretudo numa prova de regularidade como é o campeonato nacional.

"Uma das coisas que falta ao Sporting nesta altura é as pessoas terem a noção que o clube neste momento não pode competir com o FC Porto e com o Benfica. E se isto fosse dito tirava-se a pressão ao próprio clube. Não tem as mesmas condições que os outros... E isso seria benéfico para o clube se as pessoas de dentro - não deixando o Sporting de ser um clube grande, vai ser sempre - assumissem que neste momento não tem a capacidade para disputar [com Benfica e FC Porto]. E falo em campeonatos porque é uma prova de regularidade. Porque é que o Sporting não é campeão há 18 ou 19 anos? As pessoas têm que ter essa noção que não será fácil ao Sporting ganhar um título de campeão nacional tão cedo. Agora uma Taça é mais fácil. Uma prova de regularidade é mais complicada", analisou o antigo central dos leões.

Sobre a propalada aposta na formação, o agora técnico sublinha que caso este seja o caminho, os resultados vão demorar a dar frutos.

"Neste momento, [o Sporting] parte claramente atrás do FC Porto e do Benfica e as pessoas têm que ter a noção disso e se se apostar na formação, mais complicada é a missão [para se obterem resultados]. Mas isso tem que ser assumido para se tirar um pouco da pressão que é jogar no Sporting", finalizou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.