Tozé foi um dos jogadores em foco no empate entre o Estoril e o FC Porto (2-2), na última jornada, ao apontar um penálti contra o clube do seu coração e do qual saiu no passado verão. Em entrevista ao Maisfutebol, o médio de 21 anos lamentou a falta de aposta nos jovens portugueses, citando o valor de alguns antigos colegas no FC Porto B, como Pedro Moreira, Gonçalo Paciência e Tiago Ferreira.

“O maior problema é a falta de oportunidades. Como se ganha experiência? Em campo, a jogar. Só jogando, só competindo. Um jogador com 20 anos, se tiver qualidade, deve merecer a aposta dos clubes grandes. Seja no Porto, no Benfica ou no Sporting isso raramente acontece. O futuro passa pelo futebolista português. Os responsáveis não podem ter medo que o jovem erre. O estatuto conquista-se, surge naturalmente com o crescimento. É isso que eu vejo em Inglaterra, Holanda e noutros países. Falhar é natural. A palavra-chave tem de ser qualidade e não nacionalidade”, começou por dizer.

O futebolista de 21 anos foi mais longe e confessou-se triste por não ver a qualidade do atleta português ser protegida: “Acho que para algumas pessoas o jogador português só está formado aos 24 anos. Não percebo isso. Depois vejo estrangeiros mais jovens a terem oportunidades com mais facilidade. Isso entristece-me, claro, porque há muita qualidade em Portugal. Mas isso vai mudar”.

Tozé explicou que os jovens estrangeiros que chegam a Portugal têm uma margem de erro maior do que os jogadores formados nos emblemas lusos e assume que não se sente “inferior aos jogadores” que integram o plantel do FC Porto. “O que acontece é que a margem de erro do jogador português é menor. Mesmo para o adepto. É mais fácil assobiar o jogador da casa. É criticado e deitado abaixo mais facilmente. Não me sinto inferior aos jogadores que estão no plantel do FC Porto. Se calhar até faria mais e cheio de coração, cheio de paixão”, concluiu.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.