O FC Porto pode sagrar-se campeão nacional em pleno Estádio da Luz, a 3 de Abril, caso vença esta domingo a formação de Coimbra no Estádio do Dragão e, duas semanas depois, o Benfica na jornada número 25.

«Obviamente que a distância é considerável mas ainda faltam muitas jornadas. Um resultado negativo na Académica ou na Luz poderia reacender a chama ao Benfica em ser campeão. O Benfica tem um bom plantel e muito bem liderado, como sempre o disse. Quer ser campeão e com toda a legitimidade. Se o FC Porto triunfar com a Académica e Benfica tudo fica resolvido», disse André Villas-Boas, este sábado, em conferência de imprensa de antevisão do encontro com os "estudantes", realizado no auditório do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Este FC Porto de André Villas-Boas tem 13 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica, mas o técnico dos azuis e brancos garantiu que não irá fazer gestão do plantel, uma vez que quer conquistar o título o mais rápido possível.

«Há muitos jogadores em período de exclusão, este calendário foi apertado e muito intenso. Sabemos que este desafio com a Académica é decisivo para as nossas contas, e que se enquadra dentro do nosso objectivo de série de cinco vitórias. Ainda não temos o jogo da Luz em mente, porque só faz sentido se mantermos esta série vitoriosa», explicou.

O treinador do FC Porto defronta a equipa que lhe abriu as portas na carreira como treinador principal mas, apesar de nutrir carinho especial pela Académica, não pode deixar de ganhar aos "estudantes".

«A meia-final da Taça da Liga [disputou e perdeu com o FC Porto na edição anterior] foi algo que nos marcou, estivemos muito bem. Há uma grande proximidade entre mim e a Académica, considero-a um clube especial. Há uma série de gente com a qual me relaciono, que depositaram em mim toda a confiança. São sempre vivências especiais mas não posso deixar de lhes ganhar».

FC Porto, líder com 65 pontos, recebe a Académica de Coimbra, 13ª com 25 pontos, este domingo, no Estádio do Dragão, em desafio a contar para a 24ª jornada da I Liga, com arbitragem de André Gralha (AF de Santarém).