A família portista comemorou, esta segunda-feira à noite, no Coliseu do Porto, mais uma gala dos Dragões de Ouro, que visa premiar as melhores figuras do FC Porto, nas duas diferentes modalidade e setores.

Minutos antes de dar início à gala, foram muitos os jogadores e figuras ligadas à cidade e ao futebol que passaram pelos corredores de acesso à sala principal do Coliseu. Veja o que de mais importante foi dito.

Pedro Proença: "Desejo a pacificação e que consigam perceber que todos juntos seremos mais fortes do que individualmente. Estamos num ciclo que deixa os clubes muito orgulhosos, depois de um passado recente que não deixou boas marcas no futebol português. Estamos a trabalhar para que possamos ter um futebol cada vez mais competente e profissional“.

Luís Castro: "Quando estamos numa instituição tão grande queremos deixar marcas e o título do ano passado (II Liga) é uma marca que deixámos no FC Porto. Hoje é um momento inesquecível para mim e para os meus colaboradores“.

Brahimi: "Gosto muito da cidade e do clube. Estou feliz por estar aqui",

Miguel Layún: "Estamos muito contentes. Temos de aproveitar cada dia que passa e dar o máximo. A equipa está a passar do menos para mais e espero que os adeptos estejam satisfeitos"

Danilo: “A nível pessoal, foi um ano em que os meus sonhos se tornaram realidade. Vim para o FC Porto, que era um sonho, e fui campeão europeu a nível da seleção. Foi um ano muito gratificante para mim e receber este prémio é muito significativo para mim”.

Rui Moreira: "O FC Porto é uma das grandes instituições do Porto e muito do renascimento do Porto tem que ver com o FC Porto tem feito. Se todas as nossas atividades, indústrias e instituições estivessem ao nível do FC Porto estaríamos melhor. O FC Porto é exemplo”.

Entre os momentos musicais e sketches humorísticos, os apresentadores do Porto Canal foram entregando os 16 prémios, ora veja aqui a lista definitiva de ‘dragonados’:

Atleta do Ano: Rui Vinhas (Ciclismo)
Futebolista do Ano: Danilo Pereira
Jovem Atleta do Ano: Sara Filipa Pinto (Boxe)
Treinador do Ano: Luís Castro
Atleta de Alta Competição do Ano: Brad Tinsley (Basquetebol)
Atleta Amador do Ano: Torbjörn Blomdhal (Bilhar)
Atleta Revelação do Ano: André Silva
Dirigente do Ano: Vítor Hugo
Funcionário do Ano: Jorge Sousa
Projeto do Ano: W52-FC Porto-Porto Canal
Parceiro: MEO
Casa do FC Porto Nacional: Cantanhede
Casa do FC Porto Internacional: Long Island (Estados Unidos)
Carreira: Isabel Aires
Recordação: Luís César
Sócio do Ano: Dr. Renato Barroso

Nos discursos de agradecimento, destaque para os jogadores André Silva e Danilo.

André Silva: "Quero agradecer a atribuição do prémio a todos aqueles com quem trabalhei. Espero que seja um ano de sucesso para todos. Somos Porto!“.

Danilo: "Estou muito orgulhoso por receber este Dragão de Ouro, ainda por cima das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. Quero agradecer aos colegas, ao staff, ao departamento médico, assim como ao presidente pela honra de ter a oportunidade de representar esta grande instituição que é o FC Porto. Quero também agradecer à minha família, que é a base de tudo”.

Jorge Nuno Pinto da Costa foi o responsável por fechar a Gala dos Dragões de Ouro e aproveitou o momento para deixar uma mensagem aos críticos.

"Vimos aqui imagens do nosso treinador Nuno a lançar o slogan Somos Porto. E é que somos mesmo. E quem achar que deixamos de ser vai ter muitos desgostos pela vida fora e que os que nos fazem enterros vão falir como armadores. Nós vamos continuar unidos, vamos continuar a ser Porto. Rigor, Competência, Ambição e Paixão. São estes os quatro pilares. Se um destes falhar, tudo pode ruir. Todo o trabalho de décadas que se tem construído pode cair. Caso não falhem, ano após ano, iremos ter aqui um grupo de galardoados como tivemos hoje”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.