O SL Benfica terá alegadamente aliciado os jogadores do Vitória de Setúbal para que vencessem o FC Porto em partida relativa à 26ª jornada da temporada 2016/2017, realizada no Estádio do Dragão, e que terminou com um empate a um golo.

De acordo com a notícia avançada pela TVI/CNN, Valter Vieira, antigo dirigente do clube sadino e atual diretor desportivo do Vizela, terá admitido o pagamento de incentivos à Polícia Judiciária, isto após ter sido apanhado em escutas telefónicas afirmando que "Eles têm que dar a mala", ou "o Benfica tem que se chegar à frente".

Nessas mesmas escutas Valter Vieira também terá revelado a Nélson Lenho, na altura jogador do Desportivo de Chaves, que o Benfica estaria disposto a pagar 15 mil euros a cada jogador da B SAD, caso conseguissem vencer o FC Porto na partida da jornada 28. Perante tal acusação, a direção da B SAD reagiu de pronto com um comunicado.

"Aos jogadores do clube, nunca o Benfica ofereceu qualquer prémio para se ganhar ao FC Porto", pode ler-se.

De recordar que, na altura, os pagamentos feitos para que uma equipa ganhasse não eram considerados crimes de corrupção, situação que foi alterada apenas dois meses depois. Contudo, e uma vez que se tratam, alegadamente, de pagamentos em dinheiro vivo e não documentados, os mesmos podem ser considerados crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.