Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, e de Geny Catamo, autor dos dois golos dos leões na vitória sobre o Benfica.
Rúben Amorim
Este é uma vitória importantíssima? "Sim, numa fase em que tudo conta e no confronto direto em que podemos ter vantagem. Depois será a diferença de golos. Foi um jogo muito complicado, com jogadores com muito talento. Entrámos bem, era impossível entrar melhor, mas senti a equipa ansiosa. O Morita com algumas perdas de bola. O Benfica não criou muitas ocasiões mas aquele golo em cima do intervalo complicou. No fim correu tudo bem. É seguir em frente."
Foi contraproducente marcar cedo? "Não, Estávamos ansiosos com bola e o Benfica tem qualidade, saía muitas vezes a três. Defendemos bem. Na segunda parte melhorámos. Foi um jogo dividido que podia cair para qualquer lado. Caiu para nós e ainda bem."
Veja as melhores imagens do jogo
Mexidas no onze: "É a gestão dos jogadores e porque o encaixe seria melhor. Todos estão preparados para jogar."
Lágrimas de Catamo no 2-1: "É importante para todos. Já não é a primeira vez que um jogador do Sporting chora. Mas são jogadores que passaram um mau bocado. Eles querem muito isto. É um desabafar quando as coisas correm bem."
Há margem para o Sporting não ser campeão? "Claro que há. Já falei com os jogadores, quatro pontos de avanço é um dia mau e fica-se com um ponto de avanço só. Amanhã estaremos a treinar na academia."
Vai ficar no Sporting? "Não vou falar do meu futuro. Quero sempre responder às perguntas, mas já não tenho nada para dizer. Em vez de estar sempre a dizer a mesma coisa... vou seguir em frente."
Geny Catamo
Lágrimas e o significado dos dois golos. "Significa muita coisa para mim e para o grupo também. É uma vitória importante. As lágrimas descrevem tudo. Não tenho palavras, estou muito feliz pela vitória e pelos três pontos".
Afirmação no Sporting depois de alguns empréstimos: "As minhas passagens pelo Vitória de Guimarães e Marítimo foram importantes mas também não foram fáceis e aqui tive a oportunidade para me afirmar. E cá estou, vou continuar a trabalhar".
O jogo: "Já esperávamos um jogo difícil mas também já estávamos preparados. Agora é pensar jogo a jogo porque o mais importante é o próximo jogo".
Título mais próximo? "Ainda não ganhámos nada, agora é pensar no Gil Vicente e pensar jogo a jogo"
A quem dedica os dois golos? "Dedico os golos ao meu filho e à minha mulher, que está grávida. Dedico aos dois. Espero chegar a casa e receber um beijo."
Um golo de Geny Catamo, aos 90+1 minutos, deu hoje ao Sporting a vitória sobre o rival Benfica, por 2-1, em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, deixando os ‘leões’ mais próximos do título.
Depois de ter inaugurado o marcador logo no primeiro minuto, mais concretamente aos 47 segundos, o moçambicano emergiu como 'herói' sportinguista ao assinar o 'bis' nos descontos, já depois de o dinamarquês Bah ter empatado o dérbi, no Estádio José Alvalade, aos 45+3.
O Sporting reforça, assim, a liderança do campeonato, com 71 pontos, agora com mais quatro do que o Benfica, segundo, que tem mais um encontro realizado do que os ‘verdes e brancos’, que em 16 de abril acertam calendário com a visita ao Famalicão.
Comentários