O treinador Fernando Santos afirmou à agência Lusa que os sucessos do FC Porto se devem «a uma presidência alicerçada num conhecimento muito profundo do futebol», a propósito do 30.º aniversário da primeira eleição de Pinto da Costa.

«É muito fácil de caracterizar estas três décadas: os resultados falam por si, é uma presidência de sucesso», disse o técnico que ficou conhecido como o “engenheiro do Penta”, sobre a data a celebrar terça-feira, evocativa do dia 17 de abril de 1982.

O atual selecionador da Grécia recordou o percurso de Pinto da Costa no clube, «desde muito novo», para justificar com o facto de «os resultados alcançados falarem por ele e serem aquilo que todos conhecem».

Os únicos títulos da carreira de Fernando Santos foram alcançados no FC Porto: campeão nacional em 1998/99 (o quinto de uma série começada pelo inglês Bobby Robson e continuada por António Oliveira), duas Taças de Portugal (1999/00 e 00/01) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (1998/99 e 99/00).

Fernando Santos confessou que as melhores recordações que guarda são «todos os anos, muito bons, no FC Porto», aos quais junta o seu relacionamento pessoal com Pinto da Costa, frisando a sua amizade continuada, «até aos dias de hoje».