Está definida uma das principais prioridades no ataque ao mercado do FC Porto: a contratação de um defesa central.

De acordo com o jornal 'O Jogo', os dragões já identificaram a necessidade de avançar para a compra de um defesa central, seja qual for o desfecho relativamente a Pepe. A continuidade do experiente capitão é vista como pouco provável, sobretudo tendo em conta os últimos acontecimentos, e André Villas-Boas, Andoni Zubizarreta e Jorge Costa já sabem que o eixo defensivo é um dos setores que mais necessitam de uma ida ao mercado.

É certo que Otávio e Zé Pedro dão garantias de estabilidade, mas as várias lesões da última época deixaram o alerta numa zona crucial do campo, que também conta com Fábio Cardoso, Marcano e David Carmo. Embora nestes últimos dois casos, o passado recente não asseguram alternativas estáveis para a próxima época.

O espanhol de 36 anos esteve ausente praticamente toda a época por causa devido a uma lesão grave, acabando por ser novamente intervencionado há semanas. Já o ex-Santa Clara acabou 'tapado' perante a chegada de Otávio, desde janeiro, e pela enorme ascensão de Zé Pedro, que terminou a época com uma prestação sublime no duelo com Gyokeres, na Taça de Portugal.

Quanto a David Carmo, recorde-se, o central emprestado aos gregos do Olympiacos terminou a época a titular, na conquista da Liga Conferência. No final do jogo, David Carmo escusou-se a falar sobre o futuro, mas tudo indica que a cláusula de compra de 18 milhões de euros seja demasiado elevada para os cofres do Olympiacos. Assim, mantém-se incerto o futuro do central, que muito dificilmente regressará aos azuis e brancos, depois de ter vivido um verdadeiro pesadelo desde a sua contratação, há duas épocas, depois dos azuis e brancos pagarem 22 milhões de euros ao SC Braga.