Vêm aí dias (e noites) duras para FC Porto e Sporting, com um calendário pesado nestes meses de janeiro e fevereiro. Entre Taça da Liga, Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões/Liga Europa, os dois candidatos ao título terão desafios que os irão colocar à prova, sendo uma periodo determinante para as ambições destas duas equipas.

Olhando para o calendário dos Dragões, a equipa de Sérgio Conceição tem já esta quinta-feira um jogo a eliminar em Moreira de Cónegos a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, quatro dias depois de ter batido em casa o Vitória de Guimarães (4-2). Seguem-se dois encontros para o campeonato, no Estoril (15/01) recebendo depois o Tondela (19/01).

No dia 24 deste mês há clássico entre as duas equipas em Braga, na segunda meia-final da Taça da Liga. Até chegar à capital minhoto como um dos semifinalistas, o Sporting de Jorge Jesus já terá defrontado o Cova da Piedade para a Taça de Portugal (esta quarta-feira) no Bonfim, recebido o Desportivo das Aves (14/01) e jogado em Setúbal (19/01) em jogos para o campeonato.

Ultrapassadas as meias-finais da Taça da Liga, e como apenas um pode passar, o FC Porto pode chegar a somar nove jogos e o Sporting oito em casa de presença na final desta prova organizada pela Liga de Clubes.

O caminho do Sporting segue então com um teste complicado na receção ao Vitória de Guimarães (31/01), uma visita ao Estoril (04/02), terminando a abrir as portas ao Feirense (11/02), tudo isto antes de receber o Astana (22/02) nos 16 avos de final da Liga Europa.

O FC Porto, antes de defrontar o Liverpool no dia 14 de fevereiro para os oitavos de final da Liga dos Campeões, terá jogado em Chaves (11/02), recebido o Braga (04/02) e jogado em Moreira de Cónegos (31/01) em jogos do campeonato.

Recorde-se que, no que à tabela classificativa da Liga, o FC Porto lidera com 45 pontos, enquanto o Sporting é segundo com 43.