O antigo selecionador nacional de Espanha e ex-treinador do Real Madrid não poupou elogios a Iker Casillas numa altura em que o guardião do FC Porto está perto de alcançar a impressionante marca dos 1000 jogos na carreira.

Em entrevista ao jornal A Bola, Vicente del Bosque recorda a carreira de Iker Casillas desde os tempos da formação Real Madrid até à glória internacional na Seleção de Espanha com quem conquistou um Campeonato do Mundo e um Europeu.

"É com agrado que me informa que o Casillas está prestes a completar um ciclo de 1000 jogos na carreira. Desconhecia, confesso, mas não deixa de ser um marco histórico, mais um na sua longa e recheada carreira de sucesso", começou por dizer Vicente del Bosque ao referido jornal desportivo.

"Recordo um menino franzino, que chegou ao Real Madrid muito novo, mas que já demonstrava enorme destreza pela baliza, superando obstáculos. Era um talento nato, ainda é - ele é de outra galáxia. Todo o seu percurso, a sua personalidade, humildade, falam por si. É um grande exemplo do futebolista espanhol. Um exemplo para as novas gerações, para os meninos, que o idolatram e querem seguir o mesmo caminho", frisou Vicente del Bosque.

"A forma abnegada como trabalhava e superava todos os testes eram um claro indicador de estarmos perante um futebolista de grande nível. O tempo confirmou-o", acrescentou o técnico espanhol.

"Depois de ter deixado o Real Madrid, decidiu prosseguir a carreira num clube também de topo e persegue o objetivo de ser campeão em Portugal. Está bem lançado e espero que o consiga, pois é um grande lutador e está habituado a vencer. Escolheu o FC Porto nesse sentido, o de continuar na senda das vitórias. Espero que seja bem-sucedido nesta sua aventura em Portugal, desejo-lhe sempre o melhor", disse ainda Vicente del Bosque sobre o percurso de Casillas após ter deixado o Real Madrid.

"Casillas no Mundial? Isso são questões que devem ser colocadas a Julen Lopetegui. Não gosto de me imiscuir em assuntos que só dizem respeito a colegas de profissão", sentenciou o técnico sobre a possibilidade de Casillas falhar o Mundial'2018.