Este artigo tem mais de 11 anos
O programa pretende dotar os juízes de conhecimentos específicos para cada um dos três níveis de atuação.
A Comissão de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai lançar um Plano Nacional de Formação, que pretende dotar os juízes de conhecimentos específicos para cada um dos três níveis de atuação.
O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, num seminário subordinado ao tema "Dirigismo Desportivo - Fator Crítico de Sucesso no Desporto em Portugal", promovido pelo ISLA Campus Lisboa.
«O árbitro não pode ser só a pessoa que conhece as leis do jogo», advertiu Vítor Pereira, numa referência ao passado, que serviu também para justificar o lançamento de uma Academia de Arbitragem com «uma oferta formativa itinerante, que se deslocará pelo país».
Vítor Pereira sublinhou que o objetivo da formação é permitir que «o árbitro possa chegar ao topo da carreira com um manancial de conhecimentos para cada um dos seus níveis» de atuação.
Será feita uma «intervenção muito forte no eixo dos observadores», mas também no ensino de conhecimentos de técnicas e métodos para melhorar «as coisas que as pessoas sempre fizeram, embora de forma empírica».
O seminário contou com a presença do ex-presidente do Vitória de Setúbal Luís Lourenço, que classificou Vítor Pereira como «o melhor árbitro português de sempre», e do ex-técnico do Sporting José Couceiro.
Comentários