O primeiro treino dos “dragões”, que voltam a treinar às 17h00, começou com os atletas a “brindarem” James Rodriguez pelo seu 20.º aniversário, com as já tradicionais “palmadas no cachaço”, seguida por uma divertida, mas esforçada, sessão de preparação física.

Os movimentos exigidos por Filipe Almeida arrancaram gargalhadas aos jogadores, que não regatearam quando os obrigou a um muito dinâmico exercício de “caçadinhas”, dois a dois.

Seguiu-se um conjunto de exercícios de finalização, num espaço com cerca de 30 metros entre balizas, em que todos eram obrigados a ensaios de defesa e ataque, com destaque para Hulk, James, Moutinho, Maicon, Djalma, Cristian e Kelvin, que conseguiram alguns golos de belo efeito.

Tem sido significativa a tendência para, pelo menos durante os 30 minutos abertos à comunicação social, ensaiar o poder de “fogo” dos portistas, que ficou bem patente na goleada por 10-1 ao FC Gutersloh, no domingo.

Sem poderem ainda trabalhar com os restantes colegas, Fernando, Emídio Rafael e Bellushi prosseguem em recuperação específica e tratamentos.

O FC Porto, que vai estagiar em Marienfeld até domingo (dia 17), manterá até sexta-feira um programa com duas sessões de treino – uma de manhã e outra à tarde.

O central Tiago Ferreira cumpriu o último treino no estágio e vai juntar-se ainda hoje, em Lisboa, à selecção nacional Sub-20, que vai disputar o Mundial da categoria na Colômbia, em Agosto.

Com o mesmo objetivo, também James Rodriguez deixará os trabalhos em terras germânicas na quarta-feira.
No mesmo dia é esperado o defesa uruguaio Jorge Fucile, que esteve de férias até mais tarde, por ter integrado os trabalhos de preparação da sua seleção para a Copa América.