O treinador Vítor Pereira rivalizou hoje nas maiores ovações dos adeptos do FC Porto com as “estrelas” Hulk, João Moutinho e Helton, no jogo de apresentação aos sócios frente aos uruguaios do Peñarol, no Estádio do Dragão.

Hulk mereceu as manifestações mais efusivas, mas o técnico esteve igualmente em destaque, no dia em que fez subir ao palco 26 dos 34 futebolistas com que conta no grupo: antes de saber o seu futuro, os jovens que fizeram o estágio de pré-época na Alemanha já sentiram o “peso” das bancadas.

Ainda sem oito das principais estrelas da equipa, os mais de 30.000 convocados para o Dragão puderam acarinhar o grupo que tem a responsabilidade de manter alta a fasquia da ambição: na época passada foram conquistados o campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal e Supertaça.

Os uruguaios Álvaro Pereira e Rodriguez disputam a final da Copa América, enquanto os colombianos Falcao e Guarin gozam férias após eliminação da sua seleção.

O também colombiano James Rodriguez, o argentino Iturbe e o brasileiro Alex Sandro disputam o Mundial sub-20, tal como Danilo, que só integra o plantel em Janeiro.

Depois de Vítor Pereira "acordar" o Dragão, centenas de adeptos com o lugar anual foram convidados para o relvado, para saudarem de perto os futebolistas que foram desfilando individualmente.

Antes, o FC Porto exibiu os sete troféus correspondentes a outras tantas conquistas internacionais: duas Taças/Liga dos Campeões, duas Taças UEFA/Liga Europa, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia.

Entre os reforços presentes, o jovem ponta de lança Kléber, que leva seis golos em cinco jogos particulares, foi o que despertou já maior reconhecimento dos adeptos, que brindaram igualmente Bracali, Djalma e Kelvin.

No primeiro desafio caseiro da época, Vítor Pereira escolheu o seguinte “onze” titular: Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon, Fucile, Souza, João Moutinho, Ruben Micael, Varela, Hulk e Kléber.

O Peñarol foi o adversário que o FC Porto venceu na sua primeira final da Taça Intercontinental, em 1987: dois dos resistentes dessa equipa, incluindo o agora treinador Diego Aguirre, receberam uma camisola dos portistas pelas mãos do antigo goleador Fernando Gomes, decisivo na final.

A 31 de Julho o campeão nacional tem o derradeiro teste, frente ao Lyon, em Genebra, Suíça.

A época oficial dos campeões nacionais principia com a Supertaça frente ao Vitória de Guimarães a 7 de Agosto, equipa que volta a defrontar a 14 na Cidade Berço no arranque do campeonato, sendo que a Supertaça Europeia frente ao Barcelona se disputa a 26.