O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje que vai apresentar uma equipa determinada e humilde para vencer fora o Estoril, no sábado, na 18.ª jornada da I Liga de futebol.

O técnico considera que a pesada derrota sofrida em casa na última jornada, diante do FC Porto (4-0), não vai ter efeitos na jovem equipa minhota.

«Há que ter a noção das realidades. O FC Porto, nas últimas três épocas, só perdeu um jogo para o campeonato. Importa tirar ilações destas derrotas, mas também perceber que tínhamos pela frente um adversário dificílimo. Nunca se sabe, mas penso que pela reação da equipa não haverá problema de maior em relação ao resultado anterior», frisou.

Rui Vitória elogiou o Estoril, que, na primeira volta, veio a Guimarães roubar pontos (2-2).

«Espero um jogo difícil, diante de uma equipa bem orientada e que está a fazer um belíssimo campeonato. Na primeira volta surpreendeu-nos pela qualidade e forma como se bateu aqui, mas entretanto tudo mudou», disse.

O treinador prometeu uma equipa do Vitória «determinada, aguerrida, humilde e com vontade de vencer», notando que «os jogadores são agora melhores do que há cinco meses».

A identidade da equipa e a ideia de jogo serão mantidas, até porque, frisou, não é treinador «de alterações momentâneas para depois voltar ao mesmo».
Rui Vitória destacou ainda «o apoio incansável» dos adeptos, que aplaudiram os jogadores mesmo depois de a equipa ter sido goleada em casa pelos "dragões".

«É muito importante e não foi só no final do jogo com o FC Porto, tem sido ao longo da época. Não há cidade que tenha esta paixão. Mostra a força e a grandeza deste clube, mas dá-nos também maior responsabilidade, temos que dar tudo por esta camisola», disse.

Instado a comentar os assobios que o vimaranense Custódio e antigo jogador do Vitória ouviu na quarta-feira ao serviço da seleção portuguesa no particular com o Equador, que se realizou no Estádio D. Afonso Henriques, Rui Vitória considerou que foi uma «situação particular».

«Os vitorianos são assim. Acho perfeitamente normal nesta cidade [isso ter acontecido], porque se há quem tenha tido uma reação menos agradável para o clube será sempre lembrado e acho que foi isso que aconteceu», considerou, numa alusão implícita ao festejo de um golo de Custódio num Braga-Vitória, na época passada, e que foi muito mal recebido em Guimarães.

O marroquino El Adoua e o argelino Soudani já regressaram da Taça das Nações Africanas, e podem ser opção para Rui Vitória, ao contrário do maliano N'Diaye, que aibnda integra a sua seleção, que no sábado disputa o encontro de atribuição do terceiro lugar da prova africana.

Vitória de Guimarães, sexto classificado, com 21 pontos, e Estoril, oitavo, com 19, defrontam-se no sábado, às 20h15, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.