O Vitória de Guimarães, emblema da I Liga portuguesa de futebol, confirmou hoje que o defesa central João Afonso, cujo contrato termina no próximo mês de junho, está de saída.

O clube minhoto assinalou a saída do jogador, de 28 anos, com um vídeo na página oficial na rede social Facebook, acompanhado de uma nota onde elogia o seu "caráter" e o seu "profissionalismo" e lhe deseja um "futuro recheado de êxitos".

João Afonso chegou a Guimarães no verão de 2014, oriundo do Benfica de Castelo Branco, clube da sua cidade natal, e jogou regularmente pelo Vitória nas duas primeiras épocas: disputou 54 partidas em 2014/15 e em 2015/16, tendo marcado um golo.

O futebolista foi posteriormente emprestado, primeiro ao Estoril-Praia, na temporada 2016/17, tendo realizado 36 jogos oficiais, e depois ao Córdoba, emblema da II Liga espanhola pelo qual disputou 22 partidas na primeira metade de 2017/18.

O central regressou ao Vitória em janeiro de 2018, mas nunca ‘agarrou' definitivamente a titularidade no ano e meio que restou do seu contrato, tendo contabilizado, nesse período, 14 jogos e dois golos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.