Em comunicado divulgado no site oficial do clube minhoto, a direcção do Vitória de Guimarães solidarizou-se com as declarações de Manuel Machado, na conferência de imprensa após a derrota por 2-0 no Estádio do Dragão, onde criticou os critérios de Jorge Sousa na atribuição de cartões para as duas equipas.

Recorde-se que o árbitro do Porto mostrou sete cartões amarelos e um vermelho à equipa vimaranense enquanto o FC Porto não viu nem um.

Leia o comunicado na íntegra:

«O Vitória Sport Clube vem por este meio manifestar a indignação pela actuação, mais uma, do árbitro Jorge Sousa. Sem discutir os aspectos técnicos da arbitragem, o Vitória entende que o critério disciplinar de Jorge Sousa assume contornos difíceis de explicar.

Não existe justificação, num encontro jogado de forma pacífica, para a amostragem de um chorrilho de cartões sempre direccionados no mesmo sentido.

A nossa preocupação acresce quando, ao observar acontecimentos recentes, verificamos que o árbitro em causa repete o mesmo tipo de comportamento. Lembramos os jogos com o Beira-Mar (Liga Zon Sagres) e Académica (1ª mão da meia-final da Taça de Portugal), dado que Jorge Sousa insiste em “subtrair” jogadores à equipa do Vitória.

Por se ter tornado recorrente, o Vitória Sport Clube julga ser esta a altura de dizer basta, exigindo mais atenção, por parte da Comissão Disciplinar da LPFP, nas nomeações até final do Campeonato.»