O Vitória de Guimarães venceu este domingo a Académica por 2-1, em Coimbra, em partida da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, num jogo em que os "estudantes" se queixaram da arbitragem de Duarte Gomes.

A "briosa" chegou ao intervalo a ganhar por 1-0, com um golo apontado por Marinho, aos 24 minutos, mas a equipa vimaranense deu a volta ao resultado na segunda parte com dois golos de Soudani, aos 68 e aos 88, este último num lance em que os jogadores da Académica reclamaram fora-de-jogo.

Na sequência desta jogada, o médio John Ogu foi admoestado com dois cartões amarelos e o consequente vermelho.

A equipa de Rui Vitória entrou melhor na partida e, nos primeiros 20 minutos, jogou praticamente instalada no meio-campo da "Briosa", tendo desperdiçado nesse período uma grande penalidade.

Aos 18 minutos, Addy cruzou para a área academista e o “capitão” Flávio, sem ninguém a estorvar-lhe a ação, acabou por ajeitar a bola com o braço, que o árbitro Duarte Gomes puniu com o castigo máximo.

Na marcação da grande penalidade, Toscano permitiu a defesa de Ricardo com os pés.

A Académica, que apresentou hoje algumas alterações do meio-campo para a frente, subiu no terreno e equilibrou o jogo, acabando por chegar ao golo aos 24 minutos por Marinho, que se limitou a desviar uma bola cruzada na direita por Afonso, perante a atrapalhação do guarda-redes vimaranense.

O Vitória de Guimarães não acusou o golo e aos 33 minutos Toscano quase empatava, mas chegou atrasado a um cruzamento de João Gonçalves, permitindo que um defesa dos "estudantes" se antecipasse e cortasse a bola.

Ainda antes do intervalo, o vimaranense João Ribeiro efetuou um remate perigoso a rasar a barra de Ricardo e o defesa Flávio, da Académica, atirou de cabeça às malhas laterais num canto apontado por Cleyton.

No segundo tempo, o Vitória de Guimarães continuou mais dominador e empatou a partida aos 68 minutos, num remate de cabeça de Soudani junto ao poste direito de Ricardo, culminando um cruzamento de Addy.

Dez minutos depois, a equipa de Coimbra esteve perto de voltar para a frente do marcado, mas o guarda-redes Douglas desviou para canto um excelente remate de cabeça de Edinho que, na sequência do canto, atirou às malhas laterais da baliza.

O extremo N'Gal, que se estreou hoje pela Académica em jogos da I Liga, teve nos pés o segundo golo dos "estudantes", aos 87 minutos, mas o chapéu a Douglas saiu ao lado.

Um minuto depois, o Guimarães marcou o golo da vitória na sequência da cobrança de um livre, em que N'Diaye e Soudani aparecem isolados frente a Ricardo, com o avançado argelino a introduzir a bola na baliza, perante os veementes protestos dos jogadores da "briosa", que se queixaram de fora-de-jogo.

A Académica, que vinha de uma vitória fora na última jornada em casa do Marítimo, sofreu assim a primeira derrota na I Liga e baixou ao sétimo posto da tabela, enquanto o Vitória de Guimarães subiu ao sexto lugar do campeonato, com oito pontos, mais um do que a "Briosa".