Os sócios do Vitória de Guimarães vão discutir e votar a constituição de uma sociedade anónima desportiva (SAD) para o futebol profissional nos dias 17 e 18 de novembro, informou hoje o clube da I Liga.

A criação da SAD foi a principal bandeira eleitoral de Júlio Mendes durante a campanha que o conduziria à presidência do Vitória de Guimarães, mas, dada a difícil situação económico-financeira do clube, só agora, precisamente sete meses depois da sua eleição, o líder vitoriano vai levar a ideia a AG.

Segundo a convocatória do presidente da Mesa da AG do Vitória, Isidro Lobo, a importante assembleia-geral vai realizar-se entre as 09h00 e as 13h00 de 18 de novembro (um domingo).

No dia anterior, 17 de novembro, terão lugar mais duas reuniões magnas do Vitória.

A primeira, de caráter ordinário e com início agendado para as 14h00, tem como principal ponto da ordem de trabalhos a apreciação, discussão e votação do relatório e contas da temporada 2011/12 e respetivo parecer do Conselho Fiscal do clube.

No final desta, começará a segunda AG, extraordinária, que servirá precisamente para «analisar e discutir a proposta da direção dos projetos de estatutos e protocolos de uma SAD».

No dia seguinte, os associados do Vitória de Guimarães decidirão então se validam a intenção da direção.