O Benfica cumpriu hoje a sua missão diante do Olhanense: vencer, saltar provisoriamente para a liderança e assim assistir “descansado” ao embate deste domingo entre Braga e FC Porto.

Numa noite fria e com uma chuva persistente, que limitou o Estádio da Luz a 24104 espetadores, os encarnados entraram com as novidades Rodrigo e Carlos Martins no onze inicial. As alterações de Jorge Jesus resultaram num arranque forte do Benfica. Os cantos sucederam-se nos primeiros minutos e foi preciso Bracalli aplicar-se a remates de Salvio (2’) e Ola John (8’) para evitar o golo.

Com os algarvios incapazes de sair da sua defesa, o Benfica não aliviou a pressão e continuou a procurar os espaços na defesa do Olhanense. “Sem autocarros”, como Sérgio Conceição prometera antes da partida, mas também sem soluções aparentes para contrariar o domínio claro dos encarnados.

Desta forma, o golo de Cardozo, aos 26’, foi o corolário natural da superioridade do Benfica. O paraguaio converteu com classe uma grande penalidade cometida sobre Maxi Pereira, em mais uma das incursões do uruguaio pelo ataque.

Ao Olhanense faltava quase tudo para ameaçar o Benfica, mas os anfitriões também não mostraram eficácia suficiente para aumentar a vantagem. O 1-0 resistiu assim até ao intervalo.

No segundo tempo, o jogo perdeu alguma qualidade e ritmo, à medida que a chuva ganhava intensidade. A reação algarvia tardava em aparecer e o Benfica acabou assim por chegar de forma tranquila ao segundo golo, já com Lima e Enzo Pérez em campo (nos lugares de Rodrigo e Carlos Martins).

Após um canto, Luisão sobe mais alto do que toda a defes e cabeceia para o 2-0, aos 72 minutos, sem que Bracalli conseguisse chegar à bola. O central brasileiro comemorou assim da melhor maneira o seu recente regresso à equipa, depois de uma suspensão de dois meses.

Até ao apito final, o Benfica buscou o terceiro golo, mas a atenção de Bracalli evitou males maiores para o Olhanense. Curiosamente, seria já em descontos que os algarvios teriam uma boa oportunidade, mas o remate saiu ao lado da baliza de Artur.

Com este triunfo o Benfica isola-se provisoriamente na liderança, com mais três pontos do que o FC Porto e mais nove sobre o Braga, esperando pelo duelo destas duas equipas, amanhã, na cidade dos Arcebispos.