O grande confronto da 30.ª e última jornada da Liga portuguesa de futebol, entre Sporting de Braga e Sporting, que definirá o terceiro classificado, pode ficar “descapitalizado” de importância se o campeão FC Porto conquistar a Taça de Portugal.

Depois de hipotecados todos os grandes objectivos da temporada, o Sporting aponta no sábado ao mal menor: o terceiro lugar, que implica uma planificação da temporada com um hiato de um mês, o período que distancia a terceira eliminatória dos "play-offs" de apuramento à Liga Europa.

No entanto, caso os "dragões" juntem o título no campeonato à Taça de Portugal, o Vitória de Guimarães, o adversário na final do Jamor (22 de Maio), entrará na segunda ronda de qualificação à Liga Europa, o que implicará a “promoção” do quarto classificado aos decisivos “play-offs”.

Mas, para assegurar o “sossego” sem depender de terceiros, o Sporting, que entra na última jornada a um ponto dos minhotos, tem de ganhar mesmo ao Sporting de Braga, “embalado” pelo inédito apuramento para a final da Liga Europa, quatro dias depois, frente ao FC Porto, em Dublin.

Nas ambições europeias do Sporting valem o jogo de sábado ou a final da Taça, pois o desfecho da Liga Europa nada mudará o alinhamento da qualificação dos clubes portugueses.

O FC Porto entra sempre de forma directa na Liga dos Campeões, enquanto o Sporting de Braga só saltará para a fase de grupos da segunda competição europeia se conquistar o troféu.

Nesse cenário (vitória dos bracarenses), Portugal não ganhará qualquer vaga suplementar, mantendo-se o ordenamento previamente definido: quinto classificado na segunda pré-eliminatória de apuramento, quarto na terceira e vencedor da Taça de Portugal nos "play-off" para a fase de grupos.

Esta hierarquia poderá ser redefinida se os vimaranenses perderem a Taça de Portugal para os portistas. Nesse caso, os derrotados do Jamor começam a qualificação na segunda pré-eliminatória, originando a “promoção” dos outros representantes portugueses (terceiro e quarto nos “play-off” e quinto na terceira).

Mesmo que não atinjam o quinto lugar, o Nacional (6.º) e o Rio Ave (8.º) - Paços de Ferreira (7.º) não se inscreveu na UEFA - também estão na luta pela Europa, em virtude de o Vitória de Guimarães (5.º) estar apurado via Taça de Portugal.

Os madeirenses partem para a última jornada com dois pontos de vantagem sobre o Rio Ave e a um do quinto lugar, por deterem vantagem sobre os vila-condenses no confronto directo.