
Com 25 anos, 1,80 metros de estatura e 80 kg de peso, Zapater reforça a linha média do Sporting, em especial a posição mais recuada, ele que até começou por ser um criativo que acabaria por se fixar em posições mais defensivas.
Em 2004, Zapater jogava ainda a médio ofensivo, com o número 10 nas costas, e os 12 golos na categoria de juniores do Saragoça fizeram com que o técnico Victor Muñoz chamasse o futebolista à primeira equipa.
O futebolista passou quatro épocas na formação do Saragoça, como juvenil e júnior, onde tinha chegado proveniente do clube da sua terra natal, o SD Ejea, equipa de Ejea de los Caballeros.
No plantel principal do Saragoça, Zapater foi desde logo uma aposta na estreia, na supertaça espanhola, frente ao Valência, e ganhou a titularidade, chegando a participar também durante essa época na antiga Taça UEFA.
Neste mesmo período, o médio foi internacional sub-20 por Espanha e no Saragoça começou a ter presença cada vez mais influente, até chegar a sub-capitão em 2007/2008 e capitão em 2008/09, já a jogar mais recuado no terreno, como médio defensivo.
Em 2009 o jogador foi contratado pelos italianos do Génova, por quatro milhões de euros, quando já se encontrava no estágio de pré-época da equipa espanhola.
No Génova, Zapater estreou-se na Série A frente à AS Roma, num jogo em que assistiu de cabeça para o primeiro golo da sua equipa, marcou o segundo e iniciou a jogada do terceiro (3-2), prometendo muito nesse primeiro jogo.
A época em Itália terminou para Zapater com um saldo de três golos na Série A, em 28 jogos, enquanto que na Liga Europa, marcou um golo em cinco jogos.
Neste artigo
Em destaque
-
Arranque I Liga 2022-23
-
Reportagens SAPO Desporto
Acompanhe a equipa do SAPO Desporto com as reportagens sobre os temas da sustentabilidade, (Re)inserção, duelos eternos e as conversas mais longas em Slow Talk. -
Todos os Especiais do SAPO Desporto
Veja aqui todos os especiais preparados pela equipa do SAPO Desporto -
HenriCartoon
Ironia todos os dias.
Comentários