Os interessados em assistir domingo ao jogo entre Paços de Ferreira e Benfica, da I Liga de futebol, só vão poder utilizar um dos três pisos da nova bancada, adiantou à agência Lusa o vice-presidente do clube pacense.

Engenheiro de profissão, Rui Seabra seguiu de perto as obras e esclareceu que a circulação na bancada construída de raiz é "ainda restrita", uma vez que "os acessos à bancada e os respetivos lugares, correspondentes ao Piso 1, assim como a zona de bar e as casas de banho, são as zonas abertas".

"Os restantes pisos, o segundo para escritórios e de apoio aos camarotes, estes localizados no terceiro, não serão ainda utilizados", acrescentou o dirigente, confirmando que "a bancada vai continuar a ser utilizada", por estarem "garantidas as condições de segurança, videovigilância e controlo de entradas".

Rui Seabra apontou o final da época como data prevista para a conclusão da nova bancada, cujas obras vão continuar a decorrer, e lembrou que "o restante será feito sem data definida e avançará conforme o dinheiro disponível".

"A bancada amovível, por trás da baliza Norte, será instalada no outro topo, mais próximo da rotunda, e cederá o seu lugar a uma nova estrutura, pensada para os novos balneários do futebol profissional e apoio ao departamento juvenil. Projetada para começar na próxima época, será encimada por uma bancada, a construir quando houver possibilidades", insistiu.

Em relação aos custos da empreitada, o homem forte do projeto pacense referiu que, com a conclusão da bancada, já incluindo o acrescento feito (na estrutura antiga), os trabalhos estão orçados em cerca de 2,5 milhões de euros.

"Mas serão precisos, em números redondos, mais 500 mil para a deslocalização do relvado e das torres de iluminação ou a renovação da rede elétrica, perfazendo os três milhões de euros. E, para o estádio todo, conforme está projetado, juntando duas bancadas nos topos, o custo rondará os cinco milhões", precisou.

Rui Seabra explicou ainda que a direção desistiu de virar o sentido do relvado porque isso "criava a dúvida sobre a sua utilização nesta época".

"Jogar fora todo o tempo retirava identidade ao clube e, por isso, não quisemos prejudicar a parte desportiva", concluiu.

A nova bancada do Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, tem capacidade para cerca de 3.350 espetadores, 350 em lugares de camarote, ainda indisponíveis, perfazendo uma lotação a rondar os 7.000 lugares.