Iker Muniain deverá estrear-se brevemente pelo San Lorenzo, de Almagro, na Argentina. O extremo espanhol mudou-se para o pais da Pampas para cumprir um sonho de criança: disputar o campeonato argentino e sentir de perto a loucura dos adeptos argentinos.

O sonho do antigo internacional espanhol era jogar no River Plate, mas o treinador Marcelo Gallardo fechou-lhe as portas. Virou-se para outro histórico argentino, o San Lorenzo, o clube do Papa Francisco e que tem muita raízes espanholas na sua história.

O extremo de 32 anos deixou o Athletic Bilbao no final de 2023/24, após 15 temporadas na equipa principal, mais quatro na formação.

Munian teve boas propostas do futebol do futebol árabe, mais precisamente do Qatar e da Arábia Saudita, onde iria ganhar 3,3 milhões de euros por época e meia, mas preferiu seguir o sonho de criança.

O antigo internacional espanhol deverá estrear-se no dia 14 de setembro, no Nuevo Gasómetro contra o Vélez Sarsfield, atual líder da Liga Argentina. De recordar que o San Lorenzo não ganha a Liga da Argentina desde 2013.

Muniain chegou aos bascos do Athletico Bilbao com 12 anos, estreou-se na equipa principal com 16, em 2009/10, e jogou 557 vezes com a camisola do clube, tornando-se o segundo jogador com mais encontros pelo Athletic Bilbau, atrás de José Ángel Iribar (614).

Segundo o Ahtletic, estes números “refletem a importância” que Muniain teve no clube, pelo qual se estreou em 30 de julho de 2009, frente ao Young Boys, na Liga Europa, fazendo o primeiro de 75 golos pelo clube na segunda mão dessa eliminatória, um tento que o tornou o segundo jogador mais jovem a marcar pelos bascos, apenas superado por Txomin Acedo, em 1914.

Muniain, que foi duas vezes internacional por Espanha, conquistou as Supertaças de 2014/15 e 2019/20 e a Taça do Rei já esta temporada, quebrando uma ‘seca’ de 40 anos nesta competição.