A Académica consolidou esta segunda-feira o segundo lugar da 2.ª Liga portuguesa, e primeiro entre os que podem subir, ao vencer em casa o União da Madeira por 4-2, em encontro da 22.ª jornada.

A Briosa ficou cedo a perder, face a um golo de Tiago Almeida, aos 14 minutos, mas empatou logo a seguir, aos 16', por Djoussé e colocou-se em vantagem aos 19', por João Real. A equipa insular ainda igualou, aos 34 minutos, por Sylla, mas os estudantes marcaram mais dois golos, aos 45'+2, no que foi o bis de Djoussé, de penálti, e aos 88', por Dias.

A Académica que vinha de uma vitória fora, frente ao Sporting de Braga B, por 3-0, soma agora 40 pontos, menos um do que o líder FC Porto B, que tem um jogo a menos, enquanto o União da Madeira está, com 23, apenas um ponto acima da zona de despromoção.

Numa primeira parte recheada de golos, o União da Madeira foi a primeira equipa a marcar, aos 14 minutos, num golpe de cabeça de Tiago Almeida, que apareceu nas costas da defesa contrária, no seguimento de um cruzamento da direita de André Carvalhas.

Djoussé, que já tinha ameaçado aos 13 minutos, empatou para a Académica logo a seguir, aos 16 minutos, concluindo uma bela jogada que começou no cruzamento da direita de Luisinho para a área, com Marinho a ajeitar para o remate certeiro do avançado camaronês.

Três minutos depois, João Real colocou a Briosa em vantagem, num cabeceamento fulgurante na área, após um pontapé de canto executado por Chiquinho.

Mas, a vantagem dos estudantes só durou até aos 34 minutos, momento em que Sylla repôs a igualdade, num remate de fora de área bem colocado, sem hipótese para Ricardo Ribeiro.

Já em tempo de descontos, o árbitro Carlos Espadinha assinalou grande penalidade contra o União da Madeira, por alegada falta do defesa central Romaric sobre Mike, motivando muitos protestos dos jogadores da equipa insular.

Na conversão do castigo máximo, o avançado Djoussé fez o 3-2 e bisou na partida, com o guarda-redes contrário ainda a tocar na bola.

Na segunda parte, manteve-se a toada de parada e resposta e, logo aos 46 minutos, Ricardo Ribeiro defendeu com a perna um remate de Luan, evitando o golo do empate.

Aos 55 minutos, um mau atraso de Chiquinho para Ricardo Ribeiro quase oferecia a bola ao avançado do União da Madeira, valendo o corte para canto do guarda-redes academista.

Três minutos depois, foi a vez de Luisinho falhar o remate para a baliza, quando corria sozinho para a baliza, num cruzamento de Chiquinho.

A formação madeirense não baixava os braços e, aos 63 minutos, Rudy quase marcou, mas o remate de cabeça saiu a rasar o poste do guarda-redes Ricardo Ribeiro, que estava batido, na sequência de um pontapé de canto.

O golo da confirmação aconteceu aos 88 minutos, numa jogada em que a bola foi cruzada para a área e João Real levantou de cabeça para o segundo poste, onde apareceu Dias a marcar.