Arouca e Leixões, que lutam pelo segundo lugar da II Liga de futebol, empataram este domingo as suas partidas e mantêm-se separados por dois pontos, com vantagem para os durienses, a quatro rondas do final da prova.
À passagem da 38.ª jornada, o Arouca apenas conseguiu empatar no último minuto no terreno do Benfica B (1-1), graças a um golo do brasileiro Joeano – é o melhor marcador do campeonato, com 22 tentos -, perdendo a oportunidade de “descolar” do Leixões, que não foi além do mesmo resultado, em casa, frente ao Penafiel (10.º, 52 pontos).
Com o Belenenses já campeão, os arouquenses são segundos na classificação, com 66 pontos, seguidos pela equipa de Matosinhos, com menos dois, mas há ainda meia dúzia de emblemas que se digladiam pelo terceiro e quarto postos, que poderão dar acesso a uma liguilha de qualificação, no final da temporada.
Enquanto a Federação Portuguesa de Futebol não ratifica o processo – e excluindo dessas contas o Sporting B (quarto, com 59 pontos, e Benfica B, 56) -, Portimonense, Oliveirense, Desportivo das Aves, Santa Clara, Penafiel e Tondela estão todos em condições matemáticas de entrar nesse mini-torneio, caso venha a realizar-se.
Hoje, neste capítulo, quem mais lucrou foi o Portimonense, que venceu a Oliveirense em casa (2-1), ultrapassando-a no quinto posto, agora com mesmos 57 pontos.
A verdade é que a maior parte dos sete empates (em 11 partidas) de hoje “afetaram” equipas que lutam pelos lugares de subida, como aconteceu sábado nas Aves, onde o Desportivo local cedeu ante o Sporting B (1-1), e hoje nos Açores, onde o Santa Clara dividiu pontos com o FC Porto (2-2).
Os avenses são oitavos (56 pontos) e os açorianos são sétimos (55), perseguidos por Penafiel (54) e Tondela (52), equipa que hoje esteve a perder em casa, por 2-0, frente ao Sporting da Covilhã, mas conseguiu marcar dois golos nos últimos quatro minutos da partida.
Esta divisão de pontos foi pouco favorável aos transmontanos (20.º lugar, 34 pontos), pois o Trofense (19.º, 39 pontos) também empatou, sem golos, no terreno da Naval 1.º de Maio, pelo que só ganharam vantagem face ao Freamunde (21.º, 31 pontos), que foi derrotado, por 3-1, em casa do Feirense (14.º, 46 pontos).
O último classificado é o Vitória de Guimarães B (28 pontos), que foi derrotado na deslocação ao terreno do União da Madeira (13.º, 50 pontos), por 4-2.
O Belenenses, em festa há já algumas jornadas, venceu o dérbi lisboeta com o Atlético por 2-1, arredando os vizinhos da possibilidade de disputarem a “liguilha”.
Comentários