O histórico Belenenses deu hoje mais um passo na imparável caminhada rumo à vitória na edição 2012/2013 da II Liga portuguesa de futebol, numa 29.ª jornada marcada pelos incidentes no dérbi minhoto entre equipas “B”.
A formação comandada pelo holandês Mitchell van der Gaag goleou em Tondela por 5-1, com tentos de Tiago Caeiro, João Meira, Desmarets, Fernando Ferreira e Diawara, e passou a somar 69 pontos, mais 23 do que o Leixões.
O conjunto de Matosinhos, que recebeu e bateu o Benfica B por 1-0, no sábado, passou a ser o terceiro na corrida à subida, já que segue em quarto, com 46 pontos, contra 50 do Arouca, terceiro, e 51 do Sporting B, segundo, que não pode subir.
O Leixões ultrapassou o Tondela e aproximou-se do Arouca, que apenas conquistou um ponto no reduto do Atlético (1-1), onde esteve a vencer, com mais um tento de Joeano, melhor marcador na prova, com 18 golos. Rui Varela restabeleceu a igualdade.
A formação de Vítor Paneira perdeu também uma posição para o Desportivo das Aves, que, no regresso do treinador Neca, recebeu e bateu a Naval 1.º de Maio por 1-0, com uma grande penalidade apontada por Lourenço, aos 67 minutos.
Com 43 pontos, a sete do Arouca, segue agora um quarteto, merecendo destaque o Santa Clara, que venceu por 3-2 no reduto da Oliveirense, também integrante do grupo, graças a um golo do suplente Pedro Cervantes, já aos 90+3 minutos.
Por seu lado, o Penafiel superou o FC Porto B por 2-0, enquanto o Portimonense somou a quinta vitória consecutiva em casa, ao bater o Marítimo B por 2-1, com Simy a decidir, aos 83 minutos.
No que respeita à luta pela manutenção, destaque para o ponto conquistado pelo Trofense no reduto do Sporting da Covilhã, que não vence há sete jogos. Valeu um golo de Tiago Lopes, aos 90 minutos, em resposta ao de Moreira, aos 55.
A 29.ª jornada não terminou, uma vez que o encontro entre as equipas B do Vitória de Guimarães e do Sporting de Braga, sem policiamento, foi interrompido bem cedo, devido a incidentes entre as claques dos dois clubes.